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Mais uma vez o tricampeão fez uma péssima largada, perdendo a liderança logo nos primeiros metros. Na primeira curva, Bottas, Raikkonen e Verstappen dividiram o mesmo espaço, causando um 'efeito dominó': O finlandês da Mercedes bateu no da Ferrari, que se tocou com a Red Bull e os dois últimos acabaram abandonando a prova com a suspensão dianteira danificada. Incidente de corrida. Foi muito bom ver os comissários liberando (quase) tudo, sem punições injustas. Isso é que é uma corrida de verdade. Também na primeira curva, Massa jogou Alonso para fora da pista, reeditando 2007. O brasileiro teve o pneu furado e comprometeu toda a corrida, caindo para último e terminando em 13°, enquanto o espanhol foi 12°. Poderia ter pontuado se não fosse o incidente, mas como o "se" não existe...
Foto: Reprodução |
Bom, aí que está o chato. Se as disputas na pista estão menos artificiais e com pegas mais bonitos de ver, embora não tenha a quantidade artificial dos últimos anos, as forças parecem bem definidas na parte da frente e a aerodinâmica também dificulta no processo de ganho de posições. A corrida teve poucas alterações, embora tenha sido bastante disputada, o que também torna o espetáculo mais agradável, entendem o que eu quero escrever?
A disparidade é tamanha entre Mercedes e Ferrari para o resto que somente os três que foram para o pódio terminaram a corrida na mesma volta, o que não acontecia há quase dez anos, no atípico Gp da Inglaterra de 2008, também vencido por Hamilton. Aproveitando os abandonos, a Force India mostra que é a equipe mais regular e eficiente da "F1 B". Os indianos foram os únicos que pontuaram em todas as corridas com os dois pilotos, Pérez em quarto (na zona de pontuação pela 16a vez seguida) e Ocon em quinto, melhor resultado na carreira, se aproximando do mexicano em termos de desempenho e garantindo o time do detento Vijay como quarta força (alô, Corinthians) da F1.
Foto: Getty Images |
A corrida de Pascal Wehrlein foi soberba. Todo o sofrimento que o alemão passa desde o ano passado foi pulverizado com maestria nesse fim de semana. Se antes ele já havia conseguido passar para o Q2, ontem o feito foi enorme: um oitavo lugar (que poderia ser sétimo senão fosse a punição de cinco segundos da direção de prova). Uma estratégia arriscada que deu muito certo. Pelo segundo ano seguido, Pascal faz milagre com o pior carro do grid. Hoje, ele segurou a Toro Rosso e a Haas. Mais uma vez, Ericsson será dominado por um companheiro de equipe, mas isso não faz diferença pois é o dono da Sauber. Menção honrosa para Kvyat, que largou em penúltimo e conseguiu um nono tempo, assim como Sainz, o sétimo na corrida caseira.
Foto: Beto Issa |
Alonso fez mágica no sábado, mas o toque com Massa tirou suas possibilidades de pontuação. A velha rotina de ser ultrapassado na reta foi retomada. A grande surpresa foi o MCL32 ter resistido a corrida toda. Estão começando a cobrar Vandoorne de forma injusta ao meu ver. Com equipamento horrível, é difícil do belga mostrar alguma coisa, ainda mais com Alonso como companheiro de equipe, que atrai todos os holofotes, e por ser sua primeira temporada. Entretanto, hoje errou ao colidir com Massa na primeira curva, o que custou o abandono na prova e três posições de punição em Mônaco, próxima etapa do Mundial de F1, nos dias 25, 27 e 28 de maio, sem Alonso mas com Jenson Button.
Confira a classificação final do GP da Espanha:
Até!
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