sexta-feira, 25 de março de 2022

ARMADILHAS

 

Foto: Hamed I Mohammad/Getty Images

Circuito longo, rápido, com muitas retas e curvas de alta velocidade num espaço reduzido. Qualquer erro será fatal para a corrida e pode implicar em muitos Safety Car e até paralisar uma sessão. Vimos isso na F1 e principalmente na F2, onde Felipe Drugovich vai ser o pole.

No entanto, no momento esse é o menor dos problemas da F1. A cerca de 10 km do circuito, no aeroporto internacional de Jidá, deu para ouvir bombardeios e fumaça nas proximidades. Desde o início da semana que a Aramco, petrolífera que patrocina a F1, vem sido atacada. A reinvidicação é do grupo houthi, do Iêmen, em consequência do conflito que existe entre os dois países e o Irã desde 2014.

Os pilotos fizeram uma reunião de emergência e o TL2 atrasou o início em 15 minutos. Mais essa agora. Se o final de semana pode ser cancelado? Tomara que não, mas creio que a Liberty pensou em todas as possibilidades além do dinheiro, certo?

Na pista, Leclerc foi o mais veloz e tivemos poucas mudanças em relação ao Bahrein, o que é normal. A Mercedes segue em dificuldades, a Red Bull está por perto mas a confiabilidade pode atrapalhar, Alfa Romeo, Alpine e Alpha Tauri bem (agora o problema foi com Tsunoda) e as equipes com motor Mercedes ainda lá atrás.

Vettel segue positivo para a Covid e teremos novamente Nico Hulkenberg em seu lugar. A Haas de Magnussen teve problemas e o momento dos sonhos pode ser interrompido rapidamente já nesse final de semana.

Uma pista de rua veloz e agora bombardeios. A F1 vai ter que lidar com muitas armadilhas nos próximos dias. Que não seja surpreendida.

Confira os tempos dos treinos livres:



Até!

quinta-feira, 24 de março de 2022

GP DA ARÁBIA SAUDITA: Programação

 O Grande Prêmio da Arábia Saudita aconteceu pela primeira vez na história em 2021, em um circuito de rua da capital Jidá, com 27 curvas e 6.175 km de extensão, o segundo maior da temporada.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:

Pole Position: Lewis Hamilton - 1:27.511 (Mercedes, 2021)

Volta Mais Rápida: Lewis Hamilton - 1:30.734 (Mercedes, 2021)

Último Vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)

Maior Vencedor: Lewis Hamilton (2021) - 1x


CLASSIFICAÇÃO:

1 - Charles Leclerc (Ferrari) - 26 pontos

2 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 18 pontos

3 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 15 pontos

4 - George Russell (Mercedes) - 12 pontos

5 - Kevin Magnussen (Haas) - 10 pontos

6 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 8 pontos

7 - Esteban Ocon (Alpine) - 6 pontos

8 - Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 4 pontos

9 - Fernando Alonso (Alpine) - 2 pontos

10- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 1 ponto


CONSTRUTORES:

1 - Ferrari - 44 pontos

2 - Mercedes - 27 pontos

3 - Haas Ferrari - 10 pontos

4 - Alfa Romeo Ferrari - 9 pontos

5 - Alpine Renault - 8 pontos

6 - Alpha Tauri RBPT - 4 pontos


FALTA POUCO

Foto: Getty Images

Além do início dos sonhos no GP do Bahrein, a Ferrari já trabalha para o futuro. A renovação com Carlos Sainz, cujo vínculo se encerra no final da temporada, está encaminhada, quase pronta. Só falta colocar no papel.

Foi isso o que falou tanto o piloto quanto o chefe, Mattia Binotto.

“Acho que estamos próximos. Muito perto. Muito, muito perto. Extremamente perto. Quase lá”, afirmou Sainz em entrevista coletiva depois da corrida.

“Acho que encontramos um acordo. É apenas uma questão de colocar no papel”, disse Binotto.

É um grande acerto. A dupla da Ferrari, embora não tenha grife, se completa. Dois pilotos talentosos e Sainz é um acumulador de pontos, regular. Vai ser fundamental na campanha dos construtores e já deixou evidente: se Leclerc bobear, o espanhol vai estar lá, pronto para aproveitar a oportunidade.

PROBLEMA NÃO É O MOTOR

Foto: Getty Images


A abertura da temporada mostra que, nesse momento, a Mercedes não está no topo da cadeia alimentar da F1. Um dos motivos, segundo os especialistas, pode ser o fato do motor alemão ser menos potente que os da Ferrari e da Red Bull. Há uma outra corrente que afirma que o mais provável é o problema de arrasto e o fato de o W13 quicar muito na pista.

A primeira hipóetese é negada pela equipe, embora Williams, Aston Martin e McLaren (todas usando o motor alemão) tenham ficado no fim do grid e reclamado publicamente durante a semana. Para Toto Wolff, a segunda hipótese pode ser a mais precisa.

“Precisamos analisar os níveis de arrasto primeiro, antes de fazermos um julgamento sobre estarmos ou não estarmos devendo potência. Acho que não existe uma grande diferença entre as unidades de potência”, disse Wolff.

Em Jidá, onde as retas são maiores, provavelmente deverão ser um problema maior para os alemães e seus clientes. Ainda é cedo e não há tempo para grandes ajustes. Só o futuro pode dizer se é problema de motor, arrasto ou ambos. Cedo ou tarde veremos quem é o profeta.

TRANSMISSÃO:
25/03 - Treino Livre 1: 11h (Band Sports)
25/03 - Treino Livre 2: 14h (Band Sports)
26/03 - Treino Livre 3: 11h (Band Sports)
26/03 - Classificação: 14h (Band e Band Sports)
27/03 - Corrida: 14h (Band)

terça-feira, 22 de março de 2022

UNS PODEM, OUTROS NÃO

 


A segunda corrida na Arábia Saudita em três meses, fruto do realocamento do circuito noturno e urbano de Jidá para o início de temporada faz com que seja, nesse ponto, impossível não levantar e repetir certas questões.

Em meio a incredualidade e indignação mundial com o conflito envolvendo Rússia e Ucrânia, os russos viraram a Geni da vez. Não, não vou fazer juízo de valor ou escrever sobre isso, mas sim todas as consequências político-esportivas que isso gerou. Na F1, vocês sabem, culminou com a saída da Rússia e de Nikita Mazepin. Esportivamente não foi ruim nenhuma das duas situações, o que deixa mais confortável a decisão para a FIA e a Liberty.

A questão é que a Arábia Saudita, Catar (que retorna em definitivo em 2023) e outros países assinaram com a Liberty mesmo com problemas de falta de liberdade e perseguição a jornalistas e minorias. Fatos comprovados. 

Logo a Liberty, que entrou no negócio para colocar a F1 no século XXI e tirar aquela aura do Bernie Ecclestone de que o que vale é o dinheiro. Além disso, ao tornaram o esporte mais atrativo para os jovens e o grande engajamento nas redes sociais, além das campanhas de maior inclusão e diversidade no automobilismo. Tudo isso é um discurso muito bonito na prática, colocar arcoíris no Safety Car, banir as grid girls, mas o que adianta se depois assinam contrato plurianual com países controversos em questões tão sensíveis, justamente o que a F1, na figura da Liberty, diz combater?

Como venho escrevendo há anos, o problema é o discurso e a prática. O problema do discurso é você virar refém dele e não ter jogo de cintura. Ao falar sobre diversas e se posicionar do jeito que se posiciona, não faz sentido a Liberty tirar a Rússia pela pressão política e manter Hungria, Arábia Saudita, Catar, entre outros.

A história mostra: uns podem e outros não. Mesmo com o verniz da modernidade, empatia e contra o preconceito, a F1 se mostra conivente e, pior, hipócrita, ao lidar com essas contradições. Pelo menos antigamente o discurso era único e coerente: dane-se o resto, o que vale é o dinheiro. Agora, é "somos contra x ou y, mas pagando bem que mal tem?"

Até!

segunda-feira, 21 de março de 2022

AINDA É CEDO, MAS...

 

Foto: RaceFans

Depois de oito anos, o surgimento de um novo regulamento técnico fez algumas pequenas mudanças na tradicional hierarquia da categoria na última década. Para efeitos de novidade isso é ótimo, embaralhando as forças e fazendo surgir novos e surpreendentes protagonistas.

No entanto, sabemos que precisamos ter calma e que, com paciência, tudo se desenvolve durante a temporada e nos próximos anos. O teto orçamentário é uma questão interessante, mas é inegável que, obviamente, quem tem mais recursos possui maiores possibilidades de domínio e recuperação.

O que vimos no Bahrein foi finalmente a Ferrari com um projeto aparentemente bem nascido e consistente. É claro que o desafio é manter isso até dezembro, mas só o fato de algo já começar promissor em Maranello já é bom. Outro passo importante é manter tudo isso sem empolgação exagerada.

A Red Bull mantém a consistência e se caracteriza pelo amplo desenvolvimento no ano. Outro calcanhar de aquiles, porém, é a confiabilidade. Abandonar do jeito que abandonou (além do problema do Gasly) pode ser um indício preocupante, até porque vai faltar tempo nesse curto prazo enquanto a categoria não volta para a Europa. Antes o problema era o motor fraco e instável, agora a questão é, aparentemente, a confiabilidade. Nunca duvidem de Adrian Newey, mas a bola está com o pessoal do motor da Red Bull.

A Mercedes se diz na terceira força mas, para esse e todos os casos e equipes, tudo também pode da característica de cada pista, a temperatura, etc. Não sei se na Arábia Saudita pode haver tempo para alguma melhora a não ser um encaixe com as características. Como estão falando que a Mercedes ainda não liberou toda a potência do motor para fins de confiabilidade, pode ser um final de semana difícil, mas que com a capacidade de investimento e resolução de problemas faça os octacampeões crescerem na hora certa.

O meio do pelotão tem o crescimento surpreendente da Alfa Romeo e principalmente da Haas, na figura de Kevin Magnussen, além da manutenção de Alpine e Alpha Tauri. Os franceses tiveram problemas com a degradação dos pneus mas o motor não fez grandes avanços, enquanto a Alpha Tauri tem o problema de confiabilidade. Considerando que Alfa Romeo e Haas ainda tem menos recursos mas dois pilotos experientes envolvidos, aproveitar essas corridas para pontuar e gerar dinheiro pra 2023 é de suma importância, visando a sobrevivência na categoria.

McLaren, Aston Martin e Williams. Em comum o motor Mercedes ainda com o freio de mão puxado, mas vai ser difícil sair do buraco no curto prazo. A Williams ainda não tem estofo pra isso, McLaren e Aston Martin (principalmente essa) tem mais dinheiro mas o buraco pode estar mais embaixo. Preocupante.

Esse é o panorama que dá para fazer nesse início de ano. Ainda é cedo para qualquer coisa além, mas é interessante observar o que um novo regulamento faz com as hierarquias da F1. Com tudo misturado e em posição de desenvolvimento, é óbvio que nós, fãs, é quem ganharemos com isso.

Até!

domingo, 20 de março de 2022

VOLTANDO AOS NEGÓCIOS

 

Foto: Peter J Fox/ Getty Images

Considerando as equipes que já venceram na Fórmula 1, o time que detém os maiores recordes da categoria e está presente desde 1950 detinha um recorde incômodo: era o que estava a mais tempo sem vencer.

A Ferrari não ganhava desde o último triunfo de Sebastian Vettel em Cingapura, em 2019. Dois anos e meio depois, os italianos estão de volta com uma vitória categórica em outro circuito noturno, agora em Sakhir. E também com dobradinha.

Entre esconder o jogo e delegar responsabilidades, a Ferrari está há 15 anos sem conquistar um título de pilotos. Desde então, passou perto e passou longe, em duas temporadas onde foi do inferno ao purgatório e, nesse final de semana, foi perfeita. Uma raridade. De forma até inesperada, Leclerc foi o pole. Hoje, também de certa forma inesperada, o monegasco liderou de ponta a ponta. Com dificuldades, Sainz fez o papel de acumulador de pontos e foi agraciado com um segundo lugar e a dobradinha ferrarista.

Verstappen, defendendo o título, tentou do jeito que podia. As vezes poderia ter a impressão que a qualquer momento iria impor o ritmo e passar Leclerc. Só pareceu. Enfrentando problemas de freio e combustível, que não chegou no motor, o carro apagou na penúltima volta. O mesmo aconteceu com Pérez e o time taurino começa zerado. 

Pontos importantíssimos no campeonato e nos construtores que são desperdiçados. Antes, o Safety Car que embolou tudo foi originado por um problema no motor de Gasly. Agora, a Red Bull não tem quem culpar, até porque agora são eles mesmo que desenvolvem o motor herdado da Honda. Falta de confiabilidade é preocupante.

De tanto blefar, a Mercedes realmente confirmou o drama. O novo carro, pela primeira vez em oito anos, não começa dominante ou no topo. Os alemães são a terceira força, mas uma dupla com Hamilton e Russell é capaz de capitalizar tudo. O pódio do hepta e o quarto lugar de George são pontos fundamentais para o desenvolvimento da mais longa temporada da história, até porque os alemães têm dinheiro e estrutura para recuperar o terreno. 

Dizem que os motores Mercedes não estão correndo na potência máxima pela questão da confiabilidade e de precisar render as oito corridas antes da troca, talvez isso possa explicar alguma coisa, assim como supostamente a Honda está na potência máxima. A verdade é que o motor Ferrari, até aqui, se mostrou superior.

O grande nome do final de semana é Kevin Magnussen. Chegando de última hora numa história que remete ao automobilismo romântico, a Haas simplesmente mostrou ritmo o final de semana inteiro. O quinto lugar não foi por acaso para alguém que retornou ao time após dez dias. Sensacional. Pela questão financeira, cada ponto vai ser fundamental para o futuro do time, até porque é difícil ter alguma perspectiva de desenvolver o carro atual. 

Sinal amarelo para Mick: mesmo que o forte seja o ritmo de corrida, ser dominado por alguém que chegou agora pode ser um problema. Vai precisar mostrar mais, mas finalmente está sendo testado.

Outra equipe que brilhou depois de frequentar o fundão foi a Alfa Romeo. A experiência de Bottas já mostrou efeito ao chegar em sexto e trazer pontos importantes, mas o grande holofote fica para o estreante Guanyu Zhou. A adaptação para a F1 num novo regulamento é brutal, mas o chinês viável foi muito combativo, ultrapassou, disputou posições e foi coroado com um pontinho na estreia, o primeiro da China. Mostrou personalidade e hoje provou que não está lá só pelo dinheiro ou pela importância comercial da nacionalidade, calando os eurocentristas preconceituosos.

A Alpine segue no meio do grid e conseguiu pontinhos suados com Ocon e Alonso. O problema é que o time está na mesma em relação ao ano passado, mas pelo menos não piorou. E aí vem a conversa com testas franzidas...

Williams, McLaren e Aston Martin. Equipes tradicionais e batendo roda nas últimas posições. Muito preocupante e até vergonhoso, considerando a capacidade de investimento do Stroll e a recuperação do time de Woking. Pós-corrida, o tom da McLaren é pesaroso, como se fosse muito complicado resolver esses problemas a longo prazo. A Williams é até previsível, visto que não há recursos e nem pilotos para fazer algo diferente. Para a Aston Martin, vale o aguardo da estreia de Vettel quando se recuperar do covid mas é pouco, muito pouco.

O final de semana do Bahrein ainda não traz um recorte, mas pode mostrar alguns indícios. O mais seguro deles, e óbvio, é: a Ferrari está de volta aos negócios.

Confira a classificação final do GP do Bahrein:


Até!

sexta-feira, 18 de março de 2022

PONTO DE INTERROGAÇÃO

 

Foto: Getty Images

A F1 está de volta! Com um novo regulamento, é muito difícil ainda tentar identificar as forças de cada equipe. Está tudo muito embaralhado.

Como sempre falam, essas definições mais exatas começam a ser a feitas a partir da temporada europeia. Até lá, tudo sempre depende da característica de cada pista e como os carros foram desenvolvidos até aqui, pensando depois na sequência do ano.

Tanto é que Gasly foi o mais rápido na primeira sessão e Verstappen o mais rápido na segunda. Interesse destacar o ritmo bom da Ferrari, que parece forte. Mercedes e McLaren parecem tímidas, um misto de esconder o jogo + dificuldades naturais. A Red Bull parece bem adaptada.

A Haas talvez esteja já andando o que pode, por isso no meio da temporada. Williams e Aston Martin (com Hulk no lugar do covidado Vettel) um pouco mais atrás, Alfa Romeo no mesmo caso dos americanos e a Alpha Tauri no meio do caminho.

Muita imaginação, muita expectativa, poucas ou quase nenhuma respostas. Mais do que nunca, com o novo regulamento, o início dessa temporada e esse final de semana no Bahrein vai ser um grande ponto de interrogação.

Confira a classificação dos treinos livres:



Até!

GP DO BAHREIN: Programação

 Um dos mais recentes GPs da Fórmula 1 (começou a ser construído em 2002) o Grande Prêmio do Bahrein começou ser disputado em 2004. Desde 2014, a corrida é realizada de noite, "imitando" Cingapura.

Em 2022, pela quarta vez na história, o circuito barenita será palco da abertura da temporada.


Foto: Wikipédia


ESTATÍSTICAS:
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:27.264 (Mercedes, 2020)
Melhor volta em corrida: Michael Schumacher - 1:30.252 (Ferrari, 2004)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Lewis Hamilton (2014, 2015, 2019, 2020 e 2021) - 5x

"SEM ESPAÇO PARA DOIS PAPAS"
Foto: Divulgação/Alpine

Uma das movimentações no mercado fora das pistas foi a chegada de Otmar Snazfauer como novo chefe de equipe da Alpine, depois de 12 anos na Force India/Racing Point/Aston Martin.

Em entrevista para a Sky Sports, o novo contratado da Alpine falou sobre a relação na equipe e o que levou a saída da Aston Martin: a incompatibilidade crescente com o dono, Lawrence Stroll.

“Um amigo meu me disse: a Igreja Católica só tem um papa. E quando você tem dois papas, não dá certo. Então acho que era hora de sair e deixar a Aston Martin para seu único papa, e vou tentar ajudar a Alpine da melhor maneira possível”, disse.

Nesses 12 anos, Szafnauer foi um dos grandes resposnáveis em recrutar e contratar funcionários para o então time de Vijay Mallya, que mesmo com dificuldades financeiras crescia e conquistava melhores resultados nos últimos anos, até a chegada do aporte de Stroll.

"Tenho um ótimo relacionamento com os homens e mulheres de Silverstone. Nos 12 anos em que estive por lá, mais que dobrei o tamanho daquele time. Muitas das pessoas que foram contratadas quando eu estava lá não foram escolhidas a dedo, mas eu ajudei a contratá-las e recrutá-las de outras equipes, com o objetivo de montar o grupo. Funcionou e deu certo”, completou.

Além disso, Szafnauer complementou, afirmando que está otimista com essa estadia na Alpine:

“Há um grande potencial, pessoas com a mesma opinião, seguindo a mesma direção e querendo se sair bem. Eles têm uma ótima história aqui. Eles venceram antes, têm uma boa infraestrutura, então estou realmente ansioso para trabalhar com eles”, destacou.

A Alpine acerta e a Aston Martin erra. Aí mexe com briga de egos. Szafnauer foi um dos responsáveis pelo crescimento da Force India, principalmente quando a equipe começou a ter problemas financeiros no final da gestão Vijay Mallya. Agora, com maior liberdade e a mesma capacidade de investimento e organização, a Alpine tem tudo para continuar evoluindo na categoria.

FERRARI PROMETE "CHANCES IGUAIS" PARA OS DOIS PILOTOS

Foto: Motorsport Images

Historicamente, a Ferrari é uma equipe que sempre teve bem nítido quem é o primeiro e quem é o segundo piloto. 

No entanto, como no ano passado o carro estava longe do topo, Mattia Binotto deixou a competição acontecer e, inesperadamente, Carlos Sainz venceu o em tese "primeiro piloto" Charles Leclerc.
Se for necessário tomar esse tipo de estratégia em 2022, o que Binotto escolheria: Leclerc, o piloto Ferrari; ou Carlos Sainz, o vencedor de 2021?

A resposta do chefão: nenhuma das opções. Segundo ele, a Ferrari vai dar "oportunidades iguais" para os dois pilotos.

"Não nomeamos nenhum número 1 e número 2 no ano passado. Vamos manter isso neste ano. Daremos a ambos oportunidades iguais e espero que possam ter um bom campeonato”, ratificou.

Bom, eu prefiro não acreditar muito nisso, até porque há notícias de que a renovação com Sainz está próxima de acontecer. É uma dupla que se completa. Leclerc é mais arisco e talentoso, enquanto Sainz é um acumulador de pontos, um "novo Hulkenberg" melhorado e com sorte dessa geração. 

No entanto, é óbvio que saberemos que, se precisar, a prioridade será Leclerc, o protegido e o escolhido para o ser o líder do projeto de resurreição ferrarista.

TRANSMISSÃO:
18/03 - Treino Livre 1: 9h (Band Sports)
18/03 - Treino Livre 2: 12h (Band Sports)
19/03 - Treino Livre 3: 9h (Band Sports)
19/03 - Classificação: 12h (Band e Band Sports)
20/03 - Corrida: 12h (Band)