sábado, 19 de março de 2016

AUSTRÁLIA, TREINOS LIVRES - Mercedes e a imprevisibilidade

TÁ CHEGANDO A HORA! Daqui a pouco é para valer: A primeira classificação da temporada 2016 da Fórmula 1. Por enquanto, pudemos matar um pouquinho da saudade com os treinos livres (Pra falar a verdade, apenas no último treino que as equipes andaram "à vera"). Vamos conferir!

1° TREINO LIVRE

Foto: Divulgação
Muita chuva em Melbourne. Certamente não era o que as equipes estavam imaginando. O tempo instável não serviu para muitos testes, apenas para a adaptação nas condições climáticas do momento. Durante a sessão, a pistava secava e molhava. No fim das contas, Hamilton foi o mais rápido, mas não dá para tirar conclusões baseando-se nos primeiros 90 minutos da temporada. Com a pista traiçoeira e escorregadia, muitos pilotos escaparam, com destaque para Ricciardo, que atolou na brita logo após a sessão ser finalizada. 

Foto: Divulgação
Foto: Arte Globoesporte.com

2° TREINO LIVRE

Foto: Divulgação
Chuva mais forte e contínua. O panorama piorou para as equipes. Quase ninguém se atreveu a andar muito na pista. Os brasileiros Massa e Nasr, por exemplo, sequer marcaram tempo. Apenas 15 carros registraram tempo na sessão. O "destaque" foi Nico Rosberg. Com a pista muito molhada, o alemão perdeu a traseira do carro e bateu de frente no muro, quebrando a asa dianteira e comprometendo o restante de seu treino. 

Foto: Divulgação
Foto: Arte Globoesporte.com

3° TREINO LIVRE

Foto: Divulgação
Sem chuva, o terceiro treino livre serviu para que todas as equipes pudessem andar o máximo possível com diversas estratégias: pneu macio, supermacio, pouco combustível, muito combustível, etc. Indiscutivelmente, a sessão trouxe algumas respostas, mas que deverão ser confirmadas daqui a pouco, na classificação.

Logo nos primeiros segundos de treino, o primeiro ENTREVERO aconteceu. Grosjean estava saindo dos boxes da Haas quando o novato Rio Haryanto, erroneamente orientado pela Manor, saiu simultaneamente e acabou atingindo o carro estadunidense. Ambos tiveram que retornar aos boxes para reparar aos danos.

Na pista, ficou evidente que a Mercedes está sobrando. Com os pneus macios (amarelos), Hamilton foi o mais rápido, de novo, um décimo mais veloz que Rosberg. Logo depois, a Ferrari. Vettel em terceiro e Raikkonen em quinto (dois e oito décimos mais lentos que o inglês, respectivamente). Entre eles,a surpresa Carlos Sainz Jr, da Toro Rosso. Outra equipe que impressionou até agora foi a Red Bull. Com os pneus supermacios (vermelhos), Kvyat e Ricciardo estiveram o tempo inteiro no topo da classificação. Resta saber se foi apenas pelo fato de estarem com o tanque vazio ou as modificações nos tokens do  motor "Renault" Tag Heuer já surtiram efeito. 

Priorizando ritmo de corrida, Massa foi o nono. Nasr, o 20°. Confira a classificação do 3° treino livre do GP da Austrália:

Foto: Arte Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.