segunda-feira, 26 de outubro de 2015

CORRIDAÇA PARA COROAR O TRI

Foto: AFP
Meus amigos, que final de semana foi esse para o automobilismo? (Me desculpem, prometo escrever algo sobre a Fórmula E - Ainda não vi a corrida e até sobre a polêmica MotoGP... Aguardem :) )

Na Fórmula 1, um dia de F-E: Treino e corrida no mesmo dia. Algo que não acontecia desde o GP de Austrália de 2013, quando o Q2 e o Q3 foram realizados pela manhã, antes da prova.

O pole foi Nico Rosberg, sem direito a Q3, devido a forte chuva que caia no estado texano. Mas, ninguém se importa... Vamos direto para a corrida:

Para a grande maioria, foi a melhor corrida do ano: Pista úmida, ultrapassagens, emoção até o fim, acidentes, safety car, etc. Ainda acho que a corrida da Hungria foi a melhor, mas sou minoria.. Mas é inegável que o GP dos EUA de 2015 está na galeria das grandes corridas da história da categoria, por todo o seu contexto e significado: O furacão que adiou treinos e assustou milhares de pessoas que mesmo assim não foi o suficiente para impedir o tri de Lewis Hamilton. O resultado da corrida foi o tradicional da temporada: Hamilton, Rosberg e Vettel, mas em circunstâncias totalmente diferentes:

Na largada, Rosberg já caiu para quarto e Hamilton assumiu a ponta. Depois que foi alterado o procedimento de largada, Massa passou a ter problemas na largada. Foi superado por Alonso e, espremido, rodou para evitar o acidente na primeira curva. Acabou tocando no espanhol que, finalmente quando estava com possibilidades de pontuar, caiu para último - é o karma, parte 5242.

Com a pista úmida, houveram alguns toques. Bottas e Nasr caíram para as últimas posições. P.S: Será que existe algum ser pensante que organiza as estratégias da Williams? Não é possível que depois de mais de três dias de puro temporal os caras tenham pensado na possibilidade de colocar pneus macios logo na segunda volta para tentar dar o "pulo do gato". Resultado: O finlandês era 30 SEGUNDOS mais lento por volta e acabou abandonando mais tarde por problemas nos amortecedores.

Lá na frente, o pau quebrava: Com acerto de carro para a pista úmida/molhada, Kvyat e Ricciardo pressionavam Hamilton. Depois do Safety Car virtual ser acionado por excesso de detritos na curva 1, o australiano da Red Bull assumiu a ponta e abriu vantagem. Kvyat buscava pressionar o britânico, mas nada deu certo. O problema para os taurinos é que pouco depois a pista secou, e o brilho foi-se embora: Kvyat bateu no meio/fim e Ricciardo perdeu rendimento, foi tocado por Hulkenberg e caiu para décimo. Só 1 pontinho para a Red Bull.

"Fica assim não, miga". Foto: Reuters
Massa, após a rodada, ficou em décimo terceiro até abandonar no início da prova. Obviamente, não foi um bom final de semana para a Williams. Não podemos dizer o mesmo de Felipe Nasr, o guerreiro: O Brasileiro da Sauber ficou a maior parte do tempo em último, com CINCO (!!!!!) paradas (em virtudes de erros de estratégia) e graças aos Safety Cars e acidentes que causaram isso, ele conseguiu a proeza de terminar em nono, após andar pouquíssimas voltas no TL3 e no Q1 do domingo. Realmente, Nasr saiu no lucro!

Outros destaques: Toro Rosso! Max Verstappen tá guiando muito. Foi seu melhor desempenho na temporada, sem dúvida nenhuma. Quarto lugar e chegou a incomodar Vettel em alguns momentos. O moleque, se mantiver a cabeça no lugar, tem potencial para no futuro ser um dos protagonistas da nova F1! Carlos Sainz: Largou em último e chegou em sexto. Foi combativo, brigou o tempo inteiro com Raikkonen, as Force India e as McLarens. Se não fossem os problemas durante a temporada e os fortes acidentes (como o do treino pela manhã e na Rússia), poderia ter mais pontos.

Button, sempre efetivo em pistas úmidas/malucas. Sexto lugar com o motor defasado da Honda e, de quebra, ultrapassou a Fênix na tabela - 14 a 11 -, para delírio daqueles que acompanhavam o Grande Prêmio. Alonso estava em quinto até que o novo motor Honda teve queda de rendimento e perdeu potência GP2 engine. De quebra, foi ultrapassado nas voltas finais e foi o 11°, de novo. Que karma!

Maldonado. Dá pra acreditar que tivemos um final de semana com furacão, tempestade, aquaplanagens, batidas, várias batidas, Safety Car e o Venezuelano não esteve envolvido em nenhum dos acontecimentos! INCREÍBLE! Nono lugar para ele.

Destaques negativos: Começando por Rosberg. Outra vez, largou mal. "Ah, mas o Hamilton me espalhou para fora da pista." Se largasse bem, não teria sido espalhado. Simples. O Alemão até se recuperou e estava com a corrida ganha, pronto para adiar a festa do tri, mas... Uma erradinha e uma saída de pista que o próprio não entendeu até agora garantiu a vitória e o título de Hamilton. Agora, é brigar muito para ser o vice, de novo. Nico foi completamente surrado pelo seu companheiro de equipe em 2015.

Foto autoexplicativa. Foto: Getty Images
Raikkonen e Hulkenberg: Obliterados por Vettel e Pérez, que novamente brilharam nesse fim de semana. O que tá acontecendo com esses dois? Trocaram de identidade com o "Maldomito" e o Yuji Ide? Mais um fim de semana com barbeiragens - Raikkonen perdeu o controle do carro logo após colocar os pneus macios quando a pista estava úmida e bateu. Não chegou a abandonar, mas comprometeu a sua prova e abandonou logo depois. Hulkenberg era o sexto e foi tentar passar Ricciardo: Errou o cálculo e acertou a Red Bull do sorridente aussie. Na última corrida, ele já havia rodado sozinho na largada e em Cingapura acertou a Williams de Massa na saída dos boxes. De contrato renovado para o ano que vem, talvez o melhor para a carreira do Hulk seja o Endurance em 2017... E o Kimi, provavelmente, estará se aposentando no fim do ano que vem.

7 títulos mundiais nesse pódio. Foto: AP
Foto: Globoesporte.com
Confira a classificação final da corrida:


A próxima prova será o Grande Prêmio do México, nos dias 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro. Até lá!

P.S: O texto da FE e MotoGP sairá na terça, juro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.