O Grande Prêmio da Arábia Saudita aconteceu pela primeira vez na história em 2021, em um circuito de rua da capital Jidá, com 27 curvas e 6.175 km de extensão, o segundo maior da temporada.
ESTATÍSTICAS:
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:27.511 (Mercedes, 2021)
Volta Mais Rápida: Lewis Hamilton - 1:30.734 (Mercedes, 2021)
Último Vencedor: Max Verstappen (Red Bull)
Maior Vencedor: Lewis Hamilton (2021) e Max Verstappen (2022) - 1x
CLASSIFICAÇÃO:
1 - Max Verstappen (Red Bull) - 25 pontos
2 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 18 pontos
3 - Fernando Alonso (Aston Martin) - 15 pontos
4 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 12 pontos
5 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 10 pontos
6 - Lance Stroll (Aston Martin) - 8 pontos
7 - George Russell (Mercedes) - 6 pontos
8 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 4 pontos
9 - Pierre Gasly (Alpine) - 2 pontos
10- Alexander Albon (Williams) - 1 ponto
CONSTRUTORES:
1 - Red Bull RBPT - 43 pontos
2 - Aston Martin Mercedes - 23 pontos
3 - Mercedes - 16 pontos
4 - Ferrari - 12 pontos
5 - Alfa Romeo Ferrari - 4 pontos
6 - Alpine Renault - 2 pontos
7 - Williams Mercedes - 1 ponto
SEM CAMARADAGEM
|
Foto: Red Bull Content |
Helmut Marko sente que as coisas mudaram na Red Bull após a morte do fundador, Dietrich Mateschitz, no ano passado. Além de apaixonado por automobilismo, Marko e Mateschitz eram grandes amigos, a ponto de um ligar para o outro para falar sobre a vida e os treinos e corridas.
Desde então, quem agora lidera a operação da equipe de Fórmula 1 é Oliver Mintzlaff, chefe de projetos corporativos e investimentos.
“Nós nos encontramos duas vezes. Ele conheceu algumas coisas. Ainda veremos como ele responderá às nossas ideias. A equipe Red Bull sempre foi muito independente”, disse Marko.
O relacionamento direto e pessoal, além da amizade, não existe mais.
“Não é mais o caso de eu ligar por telefone após cada sessão de treinos livres, após cada corrida. O relacionamento direto, pessoal e de amizade não existe mais. Didi era um visionário, tinha emoções. Eu não vejo mais isso”, disparou.
Prestes a completar 80 anos, Marko não descarta se aposentar caso não se sinta mais feliz no cargo de consultor da equipe.
“Eu sou uma pessoa livre, e posso parar a qualquer momento se não estiver mais feliz”, destacou. Vou esperar e ver como o futuro vai acontecer”, finalizou, em entrevista à Speedweek.
A idade chega e as coisas mudam. Ainda não deu para sentir os efeitos da morte de Mateschitz na equipe da F1.
O momento é o melhor possível. No entanto, o tempo passa para todos e as situações mudam, para melhor ou pior. Já velhinho, pode ser que Marko queira curtir o resto da vida e sair por cima, se as coisas forem estritamente profissionais e sem a paixão como razão e combustível para seguir em frente.
Certamente o autêntico austríaco não vai pensar duas vezes independentemente da decisão que tomar. A questão é saber se já há um "sucessor" na Red Bull, se é que ele exista no momento.
PROJETO 2026?
|
Foto: Reprodução/Williams |
Esse é o ano onde entra em vigor o novo regulamento, principalmente as especificações dos novos motores, que terão a chegada da Audi e da Ford já confirmadas. A Williams, em reestruturação, já pensa adiante.
Nesta semana, foi confirmado o nome de Fredéric Brosseau como novo diretor de operações. O novo chefão, o ex-Mercedes James Vowles, já estaria pensando em trocar de fornecedor de motor, visando o novo regulamento. A parceria Williams-Mercedes existe desde 2014, quando justamente houve o início de um novo regulamento na categoria.
“Claramente, estamos felizes com o relacionamento que existe há muitos anos, e a Mercedes produziu a melhor unidade de potência na média dos últimos 15 anos. Estamos analisando com a Mercedes e outros fabricantes, e precisamos decidir sobre isso em breve.
Sabemos que o primeiro passo, com o que temos agora, temos a capacidade de avançar de onde estamos. E esse é o objetivo número um, rever o futuro. Em algum momento você tem de estar no comando de seu próprio destino, e você simplesmente não está quando depende de outra pessoa para lhe fornecer peças”, disse.
Basicamente, a Williams deseja um parceiro que lhe dê prioridade para poder voltar aos dias de glória. Para isso acontecer, vai ser necessário atrair alguma montadora. Quem seria? A Porsche quase comprou a Red Bull, mas o negócio não foi adiante.
É ela ou alguma outra marca, porque trocar a Mercedes para continuar sendo cliente de uma Ferrari ou Renault da vida não faz sentido. Bem, tem a Honda na jogada. Nunca se sabe. Imagina reeditar outra parceria antiga de sucesso?
TRANSMISSÃO:
17/03 - Treino Livre 1: 10h30 (Band Sports)
17/03 - Treino Livre 2: 14h (Band Sports)
18/03 - Treino Livre 3: 10h30 (Band Sports)
18/03 - Classificação: 14h (Band e Band Sports)
19/03 - Corrida: 14h (Band)