domingo, 19 de junho de 2022

NÃO TEM PRA NINGUÉM

 

Foto: Clive Rose/Getty Images

Montreal vai entrando naquele hall de pistas que nós temos boa memória afetiva mas a verdade é que só há realmente corridas inesquecíveis quando chove, igual Interlagos. Estava tudo muito bem encaminhado, embora a chuva de sábado tenha embaralhado tudo.

Na primeira fila depois de dez anos, Alonso mostra porque ainda tem lenha pra queimar. Hoje, no entanto, foi traído por uma estratégia simplesmente patética da Alpine, que escreverei sobre nas linhas seguintes. 

Sem Leclerc, punido pelas trocas, Verstappen estava sozinho na frente, e assim o fez. Embora o Safety Car patético provocado por Tsunoda (foi só eu elogiar...) tenha colocado Sainz de volta para a briga, na hora H é que vemos que falta algo para o espanhol. Não esboçou tentativas e segue sem vencer na categoria. Pelo carro que tem, é questão de tempo para isso acontecer, mas a temporada deixa claro que não é nele que a Ferrari precisa apostar as fichas para algo além.

Max chega a mais uma vitória na temporada e se consolida como o favoritaço para o bi. Não há concorrência. Hoje, Pérez teve problemas no motor e nem pontuou, ainda que a batida de sábado não tenha pegado bem.

Parece que quando quer desistir de fato, Hamilton consegue alguma resposta. Desiludido na sexta, Lewis teve a melhor performance da temporada para voltar ao pódio, o segundo em 2022. Superar Russell é complicado e o inglês, que só não largou mais na frente porque quis arriscar de slick no sábado, segue um reloginho: quarto lugar e mais um top 5. Leclerc, lá de trás, ao menos pontuou.

Saindo de trás, Ocon foi o sexto, seguido da dupla da Alfa Romeo: Bottas e Zhou, que pontua pela segunda vez no ano. Conseguiu prosperar diante do caos da classificação. O chinês é bom, está em temporada de adaptação.

Alonso e Alpine. Superaram a Ferrari na estratégia mais burra e sem sentido do ano. Não pararam o espanhol nos VSCs, alongando o stint. Ok, o pódio já estava fora de cogitação. No entanto, no Safety Car, pararam o espanhol de novo. Ou seja: fez duas paradas com um stint curtíssimo. Jogaram a corrida fora. Para piorar, sem ritmo com os pneus médios, fez o possível, o impossível e o não-permitido para evitar a passagem de Bottas. Conseguiu na pista, mas levou cinco segundos de punição por zig zaguear na frente do finlandês e Alonso foi apenas o nono. Um crime o que fizeram com a fênix!

A Haas parecia ter um GP promissor, largando na terceira fila. De novo, Magnussen tocou com Hamilton e ficou para trás. Mick, já caindo no grid, teve problemas e segue zerado. Não aproveitar essas situações com um orçamento tão curto é quase um crime.

Stroll conseguiu um pontinho e fechou o top 10 graças a acertada estratégia de uma parada só. Albon lutou, mas não foi o suficiente. McLaren sai zerada com uma corrida ruim de Ricciardo e problemas com Norris.

Max Verstappen mostra que não tem pra ninguém. Sem competição graças a um ritmo de corrida quase perfeito, os taurinos já podem começar a pensar que é questão de tempo para conquistar o bicampeonato, embora falte mais da metade da temporada. A Ferrari vai reagir? A Red Bull vai decair? Para voltarmos a ter um campeonato, essas duas coisas precisam acontecer, sem exceções. Me parece difícil.

Confira a classificação final do GP do Canadá:


Até!

sexta-feira, 17 de junho de 2022

O ARRASTO

Foto: Lars Baron/F1

 Visando a segurança, a FIA anunciou que vai aumentar o arrasto dos carros diante do efeito porpoising estar causando problemas físicos nos pilotos. Isso foi algo que talvez não tenha sido planejado na hora que o novo regulamento foi feito.

Claro que a Red Bull, até com razão, chiou diante da mudança no meio do campeonato, pois o carro é um dos que menos sofre esse efeito. Na realidade, o efeito dessa intervenção é justamente o contrário: as diferenças tendem a aumentar, pois, por questão de segurança, as equipes vão ter que fazer concessões nos carros, o que deixa o desempenho um pouco de lado nesse quesito.

O que vimos em Montreal foi um incomum domínio da Red Bull nas voltas rápidas. Verstappen liderou os dois treinos, com a Ferrari um pouco atrás. As surpresas positivas foram Aston Martin e Alpine, rápidas e incomodando a Mercedes, que segue com dificuldades claras perante o porpoising e pior: pela primeira vez, os alemães estão batendo cabeça, sem saber como reagir a isso.

Haas e Alfa Romeo, depois do primeiro momento, parecem relegadas ao bloco da Williams, entre os mais lento. Normal, há menos peças, dinheiro e é um trabalho que precisa ser desenvolvido. Bottas mal andou, por exemplo.

Em meio as naturais mudanças de regulamento, é possível que alguma coisa aconteça no médio-prazo. Enquanto isso, infelizmente, perde o campeonato. Com a Ferrari precisando resolver seus problemas internos, tudo parece apontar para um domínio da Red Bull, a não ser que o imponderável (a chuva?) apareça e aconteça em Montreal.

Confira os tempos dos treinos livres:






quinta-feira, 16 de junho de 2022

GP DO CANADÁ: Programação

 O Grande Prêmio do Canadá foi disputado pela primeira vez em 1967, sendo disputado até 2008 nos circuitos de Mosport Park, Mont-Tremblant e Montreal (atual), retornando a categoria em 2010.


ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Valtteri Bottas - 1:13.078 (Mercedes, 2019)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:10.240 (Ferrari, 2019)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher (1994, 1997, 1998, 2000, 2002, 2003 e 2004) e Lewis Hamilton (2007, 2010, 2012, 2015, 2016, 2017 e 2019) - 7x

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Max Verstappen (Red Bull) - 150 pontos
2 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 129 pontos
3 - Charles Leclerc (Ferrari) - 116 pontos
4 - George Russell (Mercedes) - 99 pontos
5 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 83 pontos
6 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 62 pontos
7 - Lando Norris (McLaren) - 50 pontos
8 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 40 pontos
9 - Esteban Ocon (Alpine) - 31 pontos
10- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 16 pontos
11- Fernando Alonso (Alpine) - 16 pontos
12- Kevin Magnussen (Haas) - 15 pontos
13- Daniel Ricciardo (McLaren) - 15 pontos
14- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 13 pontos
15- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 11 pontos
16- Alexander Albon (Williams) - 3 pontos
17- Lance Stroll (Aston Martin) - 2 pontos
18- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Red Bull RBPT - 279 pontos
2 - Ferrari - 199 pontos
3 - Mercedes - 161 pontos
4 - McLaren Mercedes - 65 pontos
5 - Alpine Renault - 47 pontos
6 - Alfa Romeo Ferrari - 41 pontos
7 - Alpha Tauri RBPT - 27 pontos
8 - Haas Ferrari - 15 pontos
9 - Aston Martin Mercedes - 15 pontos
10- Williams Mercedes - 3 pontos

APOIO DO CHEFE

Foto: McLaren 

Criticado publicamente pelo CEO Zak Brown, que cogita até rescindir com o australiano no final do ano, Daniel Ricciardo tem um importante aliado na equipe: o chefe Andreas Seidl.

Após chegar na frente de Norris na corrida do Azerbaijão, Seidl disse que sua missão é proteger a McLaren do mundo exterior. E complementou: nunca viu alguém andar melhor depois de cobranças públicas.

"Nos últimos 20 anos, não vi nenhum piloto se tornar mais rápido após ser criticado publicamente", disse.

Apesar das críticas, Ricciardo tem contrato até 2023. Mesmo assim, há muita especulação sobre o parceiro de Lando Norris. Pierre Gasly e Pato O'Ward são alguns dos candidatos.

Justamente pelo contrato longo, Seidl tem calma para assimilar os processos e fazer o que precisa ser feito para que a McLaren continue evoluindo:

“Temos um contrato com Daniel para o próximo ano e é por isso que estamos calmos, trabalhando duro e tentando encontrar as porcentagens que ele tem perdido nesse momento”, concluiu.

O curioso é que Zak Brown é quem manda na equipe, e Seidl vai contra as palavras dele. Obviamente, não seria inteligente endossar o discurso. Que tipo de motivação teria Ricciardo para continuar? O endosso precisa de resultados consistentes. Ricciardo deu a resposta domingo, mas ainda assim precisa fazer muito mais para justificar o valor que recebe. Não é barato e está bem abaixo das expectativas.

CONTINENTE VOLTANDO?

Foto: Kyalami Circuit

O site RacingNews365 publicou que o chefão da F1, Stefano Domenicali, viajou para Joanesburgo afim de negociar o retorno do GP da África do Sul. A última vez que o continente africano recebeu uma corrida de F1 foi em Kyalami, em 1993.

E é justamente o antigo circuito que é visto como favorito a receber de volta a F1. As datas do GP poderiam ser entre março/abril ou outubro/novembro. Paul Ricard e Spa Francorchamps têm contratos até o fim do ano, e dizem que a chance de não renovarem é bastante alta. O circuito sul-africano seria um candidato para substituí-los, acrescentando o continente que falta no circo da F1.

Há dois impeditivos para algum anúncio imediato: ainda não há garantias que a corrida seja sustentável financeiramente (ou seja, o apoio da iniciativa privada, pois o governo sul-africano não vai investir). 
A outra questão é que o autódromo de Kyalami precisa de reformas para receber a F1. Para sediar uma etapa, o circuito precisa estar no grau 1. Atualmente, Kyalami é grau 2.

Essa definição será feita até agosto, quando a FIA publica o calendário provisório de 2023. Caso tudo dê certo, os sul-africanos precisariam correr contra o tempo. Do contrário, também seriam grandes as chances do acordo iniciar-se em 2024.

Pelo amor de Deus: seria muito legal a África voltar a ter uma corrida, mas em hipótese alguma algo ou alguém pode substituir Spa! Que tirem Paul Ricard e outros circuitos chatíssimos para retornarem com Sepang e Mugello! Certamente, seria uma grande realização da F1 entrar na África, tornando definitivamente a F1 mundial nesse contexto e acessível para o mundo inteiro além do grande engajamento que já tem nas redes sociais.

TRANSMISSÃO:
17/06 - Treino Livre 1: 15h (Band Sports)
17/06 - Treino Livre 2: 18h (Band Sports)
18/06 - Treino Livre 3: 14h (Band Sports)
18/06 - Classificação: 17h (Band e Band Sports)
19/06 - Corrida: 15h (Band)




terça-feira, 14 de junho de 2022

O ESPELHO (PARTE 2)

 

Foto: Motorsport

Semana passada, escrevi sobre Sérgio Pérez e sua renovação com a Red Bull. Agora, vou mostrar o outro lado da moeda. Na verdade, é uma extensão de uma ideia que escrevi há algum tempo, mas que agora ficou mais evidente para ser expansionada.

Pérez até 2024 na Red Bull significa um cerco fechado para os pilotos da academia, sejam eles Tsunoda, Hauger, Vips, Daruvala, entre outros. E por que essa decisão foi tomada, visto que os taurinos têm como premissa formar os próprios pilotos? 1 – Pérez está totalmente encaixado com o time; 2 – não há convicção de que esses jovens possam ajudar a equipe principal no médio-prazo.

Bom, dentre os pilotos da Academia, um está no limbo há muito tempo: Pierre Gasly. O futuro estava traçado depois que foi rebaixado e substituído por Albon, ainda em 2019. A questão é que nesse meio tempo o francês se reinventou e recuperou a imagem. Agora, mais do que nunca, é preciso partir.

Continuar na Alpha Tauri sem perspectiva é perda de tempo. Gasly já passou dessa fase. O francês precisa lutar com unhas e dentes pela vaga na McLaren. Na época, falava da Alpine, mas os planos estão sendo concretizados para o futuro de Oscar Piastri. É o único caminho para Gasly buscar uma carreira relevante: lutar com Norris e ver o que acontece.

Pelo menos, nesse sentido, há o benefício da dúvida, de arriscar, ver o que acontece. Mesmo se der errado, se o desempenho for ruim ou a McLaren não for competitiva, com certeza é melhor uma mudança de ares do que permanecer sem perspectivas na Red Bull B.

Aliás, esse foi o recado implícito de Christian Horner e Helmut Marko ao renovarem com Checo: vá, meu filho, busque o seu caminho porque aqui não há mais nada.

Ah, a ironia: escrevi que Sainz precisava ser a inspiração porque ele passou pela mesma situação ao ser preterido por Verstappen. Agora, Gasly pode substituir outro ex-Red Bull que arriscou na carreira e até agora não deu certo na Renault e na McLaren, apesar de ter quebrado o jejum de quase dez anos sem vitórias da equipe de Woking: Daniel Ricciardo.

Espelhos é o que não faltam para o francês tentar mudar o destino que está sendo imposto pela empresa de energéticos. Quebrá-lo não vai fazer com que as dúvidas e angústias sumam, pelo contrário.

Até!


segunda-feira, 13 de junho de 2022

DESGARRADO

 

Foto: Motorsport

Há um bom tempo preparando o carro de 2022, a Ferrari apostava no novo regulamento para dar o grande salto e sair do meio do pelotão. Os testes de pré-temporada foram animadores, mas eram apenas testes. Poderia ser fogo de palha, era preciso esperar. No entanto, finalmente as expectativas se confirmaram: vitória no Bahrein e um carro rápido. A Red Bull tinha problemas de confiabilidade e a Mercedes estava fora da briga, ao menos no primeiro momento.

Duas vitórias em três corridas e uma vantagem gigante de Leclerc, mesmo com Sainz errando muito. Finalmente a Ferrari confirmava a expectativa para voltar ao protagonismo e conquistar o título que não vem desde 2007. O que poderia dar errado?

Basicamente tudo. A Red Bull cresceu e a Ferrari apresentou os problemas de sempre: confiabilidade e estratégias pouco eficazes. A super vantagem de Leclerc evaporou e, agora, até perdeu a vice-liderança do Mundial. Atualmente, quem dá as cartas é a Red Bull.

É muito cedo para desistir? Claro que não. São 22 corridas, não estamos nem na metade da temporada. No entanto, o panorama não é positivo. A Red Bull está em progressão e a Ferrari está instável. Para bater um adversário desses, tudo tem que dar certo quase sempre. Erro zero. E a Ferrari já errou muito nas últimas corridas, o que contribuiu para a desvantagem estar maior ainda.

Leclerc tem sido quase perfeito. Tirando Ímola, tem feito poles e, quando não foi atrapalhado pelo próprio time, venceu. Sainz está devendo e o monegasco fica à mercê das duas Red Bull, o que é algo muito importante nas estratégias. Os taurinos podem usar Pérez para marcar Leclerc e Max fica com o caminho livre.

No início do ano, cheguei a escrever que a vantagem de Leclerc parecia muito grande, mesmo em três corridas. O tempo mostrou que as coisas se pulverizam muito rápido. Se agora a Red Bull está inalcançável, pode ser que daqui dois meses não seja. Ainda há muito campeonato.

Talvez Leclerc precise se agarrar a uma frase da música "Desgarrados", composta pelo Mário Barbará:

"Olhos abertos, o longe é perto, o que vale é o sonho".

Até!

domingo, 12 de junho de 2022

DISPARANDO

Foto: Getty Images

 O panorama das últimas corridas não tinha mudado muito. Ferrari mais rápida em voltas lançadas e a Red Bull mais eficiente no ritmo de corrida e nas estratégias. Baku poderia e precisava ser um ponto de reação para a Ferrari, principalmente após o problema na Espanha e os erros estratégicos em Mônaco.

A largada mostrou Pérez no auge da confiança. Encaixado com o carro, passou Leclerc na primeira curva e disparou. Parecia que as estrelas estavam alinhadas de novo. Com Leclerc entre ele e Max, Checo podia sonhar em vencer de novo no Azerbaijão. Verstappen pressionava mas o monegasco resistia. O roteiro continuou.

Sainz teve problemas no motor e abandonou. Já ficou distante no treino, de novo. É uma sucessão de maus desempenhos e agora azar. O VSC causado poderia abrir uma brecha para a mudança. Dessa vez, a Ferrari parou Leclerc e a Red Bull se enbananou, deixando os dois carros na pista. Seria uma corrida decidida na estratégia, contando sempre com incidentes na traiçoeira pista de Baku.

Sem nenhum intermediário, Pérez estava desprotegido e o ritmo caiu. Max chegou, passou e disparou, mas ainda havia o porém da incerteza da estratégia. A Red Bull parou os dois carros e Leclerc estava na liderança. A Ferrari poderia ter esperança de tentar reverter o quadro, mas...

A confiabilidade do carro #16 falhou de novo. Problema no motor. Fim de prova e caminho aberto, sem riscos e esforços, para mais uma dobradinha da Red Bull. Verstappen sobrou e venceu de novo, com Pérez atrás.

Vou escrever quantas vezes forem necessárias, tenho propriedade para isso. Afinal, sou o presidente do fã clube de Checo. Acredita quem quer. Ele e a Red Bull sabem qual o papel do mexicano no time. Se ainda assim acham que Pérez pode "brigar" pelo título... acredita quem quer se decepcionar. Com os taurinos marcando 100% dos pontos e a Ferrari 0%, a distância já começa a ficar incômoda em termos de emoção para o campeonato. Historicamente, a Red Bull progride. Historicamente, a Ferrari não. Faltam muitas etapas, é verdade, mas a situação não é muito animadora para os italianos. Max começa a criar asas para o bicampeonato.

Sem os italianos, caminho aberto para o "Sr. Consistência", o melhor piloto da temporada até aqui. George Russell. Mais um pódio e, consequentemente, mais uma vez na frente do heptacampeão. Hamilton saiu reclamando de dores nas costas, consequência do carro quicando muito nos circuitos de rua, e Toto Wolff inclusive disse que o Sir é dúvida para a corrida da semana que vem, no Canadá. Hamilton reagiu e ficou em quarto. Do jeito que estão as coisas, é mais fácil a Mercedes chegar na Ferrari do que os italianos encostarem nos austríacos. O campeonato começa a ganhar rabiscos, rascunhos.

A Alpha Tauri finalmente teve um desempenho destacado e Gasly pontuou. Tsunoda faria o mesmo se não fosse o problema na asa, tendo que colocar umas fitas ali. Azar. O japonês está evoluindo e poucos falam disso. Vettel fez uma atuação de gala, dentro das circunstâncias, mesmo quase batendo. Alonso voltou a pontuar. Ricciardo reagiu e chegou na frente de Norris e Ocon completou o top 10.

Mick segue muito atrás de Magnussen. Tá faltando ritmo. A chegada do dinamarquês desmascarou muita coisa para o alemão, que segue sem reagir e está pressionado. Até aqui, poderia fazer mais, embora também precise de tempo. O problema é que a principal janela para a Haas aproveitar os pontos foi no início do ano. Sem dinheiro para atualizações, vai ser disso para pior.

A Red Bull começa a impor o ritmo. Consistência e, por ora, resolvendo os problemas de confiabilidade. A Ferrari precisa lutar com os próprios demônios para voltar a competir. Enquanto isso, quem perde é Charles Leclerc, refém do acaso e dos erros do próprio time. Pode ser tarde demais. A diferença para o resto do pelotão é grande. É o primeiro ano do novo regulamento.

Quem esperava a alucinação de 2021 pode estar decepcionado. F1 sempre foi assim. Desse jeito, Max é o principal favorito para conquistar o bicampeonato. A Ferrari vai precisar de um plot twist para causar um drama no Mundial.

Confira a classificação final do GP do Azerbaijão:


Até!

sexta-feira, 10 de junho de 2022

O PULO DE BAKU

 

Foto: Dan Mullan/Getty Images

Baku é uma repetição de Mônaco e Arábia Saudita. Circuito de rua, estreito, longas retas (no caso de Baku e Arábia) e muitas armadilhas. Os treinos não dizem tanto, embora possam dar um indicativo interessante.

Em circuitos como esse, é complicado prever uma estratégia. Aliás, a estratégia correta para se pensar é o caos. Qualquer incidente é capaz de provocar um Safety Car e isso pode mudar tudo. É o pulo do gato, ou então pulo do Baku.

Os carros pulando (porpoising) também pode ser um fato de desequilíbrio na questão da durabilidade dos carros. As "quicadas" danificaram o assoalho da Haas de Mick Schumacher. Nenhuma equipe pode escapar desse infortúnio. O porpoising torna a dirigibilidade muito mais difícil, principalmente no ponto de frenagem, alvo de reclamações de Sérgio Pérez e Lewis Hamilton, por exemplo.

Circuito de rua é sempre uma caixinha de surpresas. No entanto, o enredo dos treinos livres é o mesmo: trocação entre Red Bull e Ferrari. Pérez, que venceu lá no ano passado, foi o mais rápido no TL1. Leclerc, como sempre, respondeu com o melhor tempo do dia. Logo depois vem Max Verstappen e Carlos Sainz, com Fernando Alonso impondo bom ritmo para a Alpine. 

Pérez outra vez foi mais veloz que Max em dois treinos livres. Parece se sobressair melhor nessas condições. A Mercedes voltou a sofrer, afinal continuamos em um circuito de rua. O resto parece ser o mesmo script de sempre (nos treinos): Alpha Tauri bem, Aston Martin tentando reagir, Ricciardo muito atrás de Norris...

A Ferrari precisa do pulo de Baku para reestabelecer competição na F1, de preferência com Leclerc. O anormal e a própria equipe estão se atrapalhando. Para a Red Bull, o desafio é tentar manter a normalidade. Ano passado não foi bem assim, embora Pérez tenha vencido. 

Na gelada manhã de domingo, teremos uma corrida imprevisível, decidida nas estratégias derivadas dos incidentes da sempre trepidante Baku. O horário não ajuda, mas os incidentes compensam para nos manter acordados e quentes. Assim espero.

Confira a classificação dos treinos livres:



Até!