O Grande Prêmio da Espanha entrou definitivamente no calendário da Fórmula 1 em 1968. Desde então, já foi disputada em 4 pistas: Jarama, Montjuic, Jerez e Montmeló (desde 1991).
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Valtteri Bottas - 1:18.183 (Mercedes, 2020)
Pole Position: Valtteri Bottas - 1:15.406 (Mercedes, 2019)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 6x (1995, 1996, 2001, 2002, 2003 e 2004)
CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 69 pontos
2 - Max Verstappen (Red Bull) - 61 pontos
3 - Lando Norris (McLaren) - 37 pontos
4 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 32 pontos
5 - Charles Leclerc (Ferrari) - 28 pontos
6 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 22 pontos
7 - Daniel Ricciardo (McLaren) - 16 pontos
8 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 14 pontos
9 - Esteban Ocon (Alpine) - 8 pontos
10- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 7 pontos
11- Lance Stroll (Aston Martin) - 5 pontos
12- Fernando Alonso (Alpine) - 5 pontos
13- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 2 pontos
CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 101 pontos
2 - Red Bull Honda - 83 pontos
3 - McLaren Mercedes - 53 pontos
4 - Ferrari - 42 pontos
5 - Alpine Renault - 13 pontos
6 - Alpha Tauri Honda - 9 pontos
7 - Aston Martin Mercedes - 5 pontos
NOVOS RUMOS
|
Foto: Getty Images |
Depois de subir, ser rebaixado e dar a volta por cima na Red Bull e Toro Rosso/Alpha Tauri, Pierre Gasly está pronto para novos desafios, caso não tenha novas oportunidades na equipe de cima.
Em algumas oportunidades, o francês deixou pública, inclusive em um texto no The Players Tribune, que ficou muito descontente com o tratamento recebido quando esteve na equipe, na primeira metade de 2019. Helmut Marko, o chefão, também joga algumas provocações para o francês sempre que pode, dando a entender que Gasly não deve ter uma segunda chance pelos taurinos.
Pessoalmente, meu objetivo máximo é competir no topo da Fórmula 1. Graças à Red Bull eu estou na F1 e sou muito agradecido, de verdade.
Por enquanto, tenho um contrato com eles e, se estiverem dispostos a trabalhar comigo, ficarei feliz. Senão, há outras opções”, disse para a revista Speedweek.
Faz sentido. Gasly atingiu o teto onde é líder de uma equipe B, sem muitas pretensões. No ano passado, mostrou potencial para ser algo mais. Um lugar que parece óbvio e que poderia encaixar é na Alpine. Ser francês conta muito e Ocon ainda não tem garantias de continuidade.
Sempre bom lembrar que foi exatamente esse o caminho que Carlos Sainz fez quando deixou a Red Bull e agora está na Ferrari. Por quê não a história não possa se repetir com Gasly?
BATE E VOLTA
|
Foto: Getty Images |
A questão dos motores da Red Bull a partir de 2022 ou 2025 é alvo de especulação constante, incluindo outras equipes.
Durante a transmissão dos treinos livres do GP de Portugal, Toto Wolff deu a entender que a Red Bull pode fazer uma parceria com o Grupo Volkswagen, mais especificamente a Porsche para batizar os motores taurinos.
De um lado, eles estão interessados em construir o próprio motor, mas não é segredo que o Grupo Volkswagen, com suas duas marcas [Porsche e Audi] estão olhando para a F1 e estão participando das discussões. Então, a Red Bull pode a qualquer momento decidir se quer manter a sua unidade de potência ou ir com os alemães”, disse Toto.
Christian Horner não gostou nada da declaração:
“Toto sempre gosta de pensar que sabe de tudo o que acontece no negócio dos outros. Ele precisa cuidar da vida dele. Vamos construir um departamento fantástico e temos pessoas talentosas chegando. Será integrado ao departamento de chassis. Seremos os únicos além da Ferrari a ter isso. Como vai ser chamado o motor é assunto para outra hora, mas por agora, é um motor Red Bull”, disse.
Esse é outro assunto bem chato que só vai ter definição muito lá no futuro, ou talvez a definição seja um próprio motor Red Bull. Próximo.
TRANSMISSÃO:
Treino Livre 1 (07/05) - 6h30 (Band Sports)
Treino Livre 2 (07/05) - 10h (Band Sports)
Treino Livre 3 (08/05) - 7h (Band Sports)
Classificação (08/05) - 10h (Band e Band Sports)
Corrida (09/05) - 10h (Band)