Foto: Reprodução |
Alguns tópicos dissecados pela Liberty e aprovados pela FIA, em comunicado oficial divulgado ontem (31):
"Com a aprovação submetida ao Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a publicação do novo regulamento determina os novos rumos da principal categoria do esporte a motor, dissecados pela Liberty Media em alguns tópicos:
- Carros mais aptos a batalhar na pista
- Uma competição mais equilibrada na pista
- Um esporte no qual o sucesso é determinado mais pela forma como uma equipe gasta seu dinheiro, não quanto gasta - incluindo, pela primeira vez, um teto de custo totalmente aplicável (US$ 175 milhões por temporada) nas regras da FIA.
- Um esporte que é um negócio melhor para os participantes e mais atraente para novos participantes em potencial.
- Um esporte que continua a ser a principal competição de corridas de automóveis do mundo e a vitrine perfeita de tecnologia de ponta."
Bem, as rodas da Pirelli terão aro 18 (em substituição ao aro 13), com um apêndice em cima, além de "taparem" a calota. As asas traseira e dianteira serão mais simples, com o intuito de reduzir a turbulência gerada ao carro de trás. Com isso, a FIA aposta que, com a diminuição do ar "sujo"gerado pelo carro da frente (que varia entre 40% e 50% de pressão aerodinâmica, que impede andar próximo, não gerando disputas), seja possível mais brigas na pista sem o uso artificial do DRS, perdendo apenas 10% de pressão aerodinâmica.
Para isso, a FIA também vai impedir que as equipes façam evoluções nos carros, como a incrementação de apêndices e coisas afins, que supostamente aumentariam a pressão aerodinâmica e o ar "sujo" gerado para os carros de trás, além do lado estético, que é ver um carro mais "limpo".
No final de semana de corrida, as coletivas de quinta serão transferidas para a sexta de manhã, momentos antes do primeiro treino livre.
Bem, todas as revoluções da F1 tiveram como objetivo a eficiência máxima dos carros e o ápice em tecnologia e desenvolvimento. Desta vez, porém, vemos a preocupação de que haja simplesmente disputa, nem que isso torne os carros mais lentos. O mais importante dessa questão é o teto orçamentário: será que vai ser devidamente respeitado? Será que vai surtir o efeito desejado, que é o de trazer mais equipes com menos custos e supostamente equilibrar tudo? Depois de um tempo, o certo vira incerto e o otimismo vira ceticismo. É o meu sentimento. Pior do que está não fica.
Foto: Getty Images |
Em um final de semana histórico pelo segundo homem a conquistar seis títulos, o novo regulamento da "nova Fórmula 1" pode ser outro marco definitivo, ou apenas mais um retumbante fracasso que, como sabemos, só o tempo irá nos responder.
Confira a classificação dos treinos livres de sexta em Austin:
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