quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A NOVA VELHA McLAREN

Foto: Divulgação

Como sempre, houve uma expectativa muito grande acerca do carro da McLaren e suas cores para essa temporada. No renascimento da parceria com a Honda, era impossível não relembrar de Senna, Prost e os bólidos dominantes de cores vermelho e branco. Os fãs saudosistas imploraram nas redes sociais e a McLaren fez um mistério e uma promoção incrível. O resultado, previsível para mim e decepcionante para a grande maioria: A manutenção do cinza e do preto, que relembra a época do patrocínio da West (terminada em 2005) e com a Mercedes (finalizada ano passado).

Olha, essa foto tirada de cima lembra muito os carros da McLaren West mesmo. Outros falam que o MP4-30 é um MP4-29 pintado de vermelho dos retrovisores até o bico (mais fino, elegante e menos indecente) e com o logo da Honda no lugar da Mercedes.

Vale lembrar também que a McLaren está com sérias dificuldades de arranjar um patrocinador master. Em relação ao ano passado, Hugo Boss e Santander deixaram de patrocinar a equipe, além da Mercedes, é claro. Sem contar a ausência da Vodafone, que estava no nome da escuderia, finalizada em 2013. Desde então, o time de Woking não fecha patrocínio. Rumores com a Sony foram fortemente vinculados, mas nada de concreto foi realizado.

Como os pilotos e Ron Dennis dizem: "Trata-se de uma nova história." E uma nova história não significa retornar ao saudosismo vermelho e branco sennista dos anos 90. Nada contra, muito pelo contrário. Hora de viver a nova era da parceria McLaren/Honda. Até porque a Marlboro patrocina a Ferrari. Logo, não faria sentido o retorno dessa icônica pintura. E os ingleses de Woking não são lá muito ousados no seu marketing....

Será um ano difícil, de transição. A experiência e a qualidade dos campeões Alonso e Button ajudarão muito a McLaren para evoluir e melhorar seu carro na aerodinâmica e no motor durante a temporada, inclusive com a liberação dos japoneses para o aprimoramento da unidade motriz. Quem sabe alguns pódios e uma vitória, quem sabe...

No fim das contas, desde que o carro consiga bons resultados, a cor do MP4-30 não vai importar muito. Todos esquecerão e ficarão acostumados com mais um carro prateado no grid (além de Force India e Mercedes).

Veja mais fotos:

Foto: Editoria de Arte Globoesporte.com

P.S: Amanhã terei que viajar ao litoral e, por conta disso, não poderei publicar com imediata rapidez os posts sobre a apresentação dos carros das equipes restantes para a disputa da temporada. Também perderei o 1° dia de testes. Retorno domingo à noite. Quando voltar, pretendo fazer um "resumão" com todas as informações possíveis e úteis para esse blog. Até a volta!


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PONTAPÉ INICIAL



Foto: Divulgação
Hoje a temporada 2015 da Fórmula 1 começou de forma "oficial". Em um evento extravagante na cidade do México, Vijay Mallya e seus bluecaps lançaram VJM08, carro dessa temporada.
Em relação ao ano passado, o cor do carro mudou em alguns aspectos: Menos colorido, sem branco e com detalhes prateados. Achei mais bonito que o do ano passado.Vale lembrar que a Force India somente estreará o modelo 2015 nos testes de 19 a 23 de fevereiro e que esse carro é o de 2014 com a pintura de 2015. Os projetos estão atrasados, o que não é novidade.

De maneira surpreendente, a Williams anunciou através da capa da revista inglesa "F1 Racing" o FW37. Na tarde de ontem, foram lançadas fotos virtuais do bólido. Muito pouco ou quase nada mudou: Apenas a inclusão da Rexona e Hackett como patrocinadores e o bico do carro mais diferenciado e esteticamente melhor para a família brasileira esse ano, sem aqueles...enfim, desagradáveis bicos.

Foto: Divulgação

Aprecie mais com detalhes e veja as diferenças entre os novos bólidos da Williams e da Force India e os carros de 2014:




Créditos: Divulgação e Globoesporte.com
Certamente estaremos aqui para a cobertura do lançamento dos carros das demais equipes, o que vai ocorrer na quinta e sexta que vem, provavelmente. Mercedes, McLaren, Ferrari, RBR e STR já possuem datas confirmadas. Lotus e Sauber, ainda não. Caterham: mistério. Manor: Ah, brinks haha


Até, camaradas.




quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

REVIRAVOLTAS?

Foto: Blog do Groo

O título do post diz tudo. Mudanças de planos, surpresas, reviravoltas.

Primeiro, viajei de última hora para curtir mais um pouco do litoral e só retornei no domingo.

Nos últimos dias, o mundo da F1 teve rumores bastante significativos.

Primeiro: O possível retorno da Marussia
O chefe de equipe (ou ex-chefe, melhor dizendo) John Booth disse que tem negociações avançadas com um "investidor forte". Inclusive o leilão das peças da equipe que estavam marcadas para essa semana foram adiadas, apimentando ainda mais o rumor.
Como disse o Flávio Gomes, "quem seria o maluco a comprar a Marussia?". A equipe está com dívidas incontáveis (A maior parte para a Ferrari, por causa dos pneus, e a McLaren, que fornecia o simulador). E o retorno da Marussia, se confirmar, vai modificar o nível de competitividade do time? Isso que tem que montar o carro da temporada ainda, faltando menos de 2 meses para o começo da temporada.

Segundo: A FIA teria autorizado a Honda a também desenvolver o seu motor durante essa temporada. É justo. Se abriram a brecha pras outras três, tem que abrir pra Honda também. Sem mimimi de "Ah, eles ficaram 1 ano sem desenvolver enquanto a Honda teve 1 ano pra se preparar". Acontece que a Honda nem testou na pista ainda, o que é fundamental.

Terceiro: A crise da F1
Estamos quase no fim de janeiro e Lotus (se é que vai continuar), Williams e Sauber não anunciaram quando lançarão os carros para os primeiros treinos do início de fevereiro. Todas as equipes estão com o planejamento atrasado, inclusive a toda poderosa Mercedes só irá fazer o lançamento do carro momentos antes da sessão de treinos em Jerez.
A única equipe que terá um evento pomposo de lançamento (cof cof, Carlos Slim) é a Force India que será hoje à tarde. Mesmo assim, Vijay Mallya e sua trupe já anunciaram que só irão participar dos testes dos dias 19 a 23 de fevereiro. Bagunça no regulamento, no calendário (entrada totalmente aleatória do GP da Coreia e sua posterior retirada, saída de Nurburgring e o fim do revezamento com Hockenheim), equipes com sérias dificuldades financeiras (Tirando RBR, Ferrari, McLaren e Williams e a satélite STR), motores turbo que não empolgaram, a petulância de Bernie que está afundando a categoria. Até agora não sabemos se terá 16, 18, 20 ou 22 carros nessa próxima temporada.

Serão longos, árduos e estressantes dias de ajustes, treinos, reuniões e decisões das equipes, FIA e FOM até a primeira quinzena de Março.

Bom, amanhã terá um post do lançamento do carro da Force India, na Cidade do México. Espero que seja bonito.

Bom estar de volta.


domingo, 11 de janeiro de 2015

CORRIDA MALUCA

Foto: Reprodução/Twitter
Cara, que loucura foi essa na tarde de hoje em Puerto Madero, Buenos Aires??? Tá certo que as outras provas também foram intensas e emocionantes, mas hoje superou todos os limites. Típico do desenho "Corrida Maluca" mesmo. A Fórmula E tá se firmando e tem tudo para melhorar ainda mais, com o desenvolvimento e adaptação das tecnologias.

Então, a corrida foi excelente para quem estava atrás no campeonato, já que os três primeiros tiveram problemas: Di Grassi e Buemi abandonaram após quebra de suspensão no mesmo ponto - a Chicane "assassina". Chandhok foi o primeiro a ficar por lá. Sam Bird, que poderia ter aproveitado a chance, sofreu punição e terminou apenas em sétimo. O Brasileiro estava fazendo uma corrida fantástica, já tinha ultrapassado Bird, Alguersuari e Heidfeld. Se encaminhava para vitória. Uma pena. Ao menos se manteve líder, com 58 pontos, 10 a mais do que o Suíço, vice-líder.

O azar e a zica de Heidfeld parecem ser infinitos. Entra ano e sai ano, quando a gente acha que a coisa vai deslanchar... Faltando 2 voltas para o final, o Alemão foi punido por uma irregularidade no pit e terminou em 9°.

Com isso, a corrida caiu no colo do Português Antônio Félix da Costa, da Amlin Aguri, que só teve o trabalho de guiar com carinho até a bandeirada final. Nicolas Prost terminou em 2° e Nelsinho Piquet, que poupava o equipamento para atacar no fim e foi prejudicado pelo longo tempo de Safety Car em virtude do acidente de Chandhok, terminou em terceiro. Em entrevista, ele ficou surpreso quando lhe contaram que estava no pódio. Por falar em pódio, ele foi histórico: Hino Português (que nunca tinha escutado em provas de automobilismo) e Piquet e Prost no pódio, o que não acontecia desde o GP dos EUA de 1991, que Senna venceu.

Bruno Senna largou em penúltimo depois de errar no treino classificatório e, com a loucura da corrida, conseguiu o 5°. Boa posição. Até agora, tivemos brasileiros no pódio em todas as corridas:

Pequim - Di Grassi
Malásia - Di Grassi
Punta del Este - Di Grassi e Nelsinho Piquet
Buenos Aires - Nelsinho Piquet

Buemi fez a pole e ganhou três pontos extras. Sam Bird, da Virgin, fez a volta mais rápida e teve dois pontos extras: 1:11.540

Com problemas na suspensão, Di Grassi abandonou a prova. Foto: Getty Images

A próxima corrida será daqui dois meses, em Miami, dia 14/03. Até lá!

RESULTADO:

1 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR AMLIN AGURI 40 voltas
2 NICOLAS PROST FRA E.DAMS +5.354
3 NELSINHO PIQUET BRA CHINA +8.552
4 JAIME ALGUERSUARI ESP VIRGIN +11.148
5 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA +11.535
6 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA ANDRETTI +13.319
7 SAM BIRD ING VIRGIN +13.617
8 SALVADOR DURÁN ESP AMLIN AGURI +14.724
9 NICK HEIDFELD ALE VENTURI +15.464
10 ORIOL SERVIÀ ESP DRAGON +19.334
11 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI +28.973
12 HO-PIN TUNG CHI CHINA +37.858
13 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI +1 volta
14 DANIEL ABT ALE AUDI ABT +2 voltas NC
15 JÉRÔME D´AMBROSIO BEL DRAGON +2 voltas NC
16 JARNO TRULLI ITA TRULLI +5 voltas NC
17 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT +9 voltas NC
18 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS +12 voltas NC
19 MICHELA CERRUTI ITA TRULLI +15 voltas NC
20 KARUN CHANDHOK IND MAHINDRA +20 voltas NC

*PS: Salvador Durán foi desclassificado. Com isso, Heidfeld foi para 8°, Serviá para 9° e Sarrazin em 10°.



sábado, 10 de janeiro de 2015

FÓRMULA E - Etapa #4 - ePrix de Buenos Aires

Lucas di Grassi, líder do campeonato. Foto: Autosport

Galera, cheguei agora. Não pensem que eu esqueci de vocês, hahaha. Então...

Hoje, daqui algumas horas, será realizada a quarta etapa da Fórmula E, em Buenos Aires. O traçado possui 2,4 km e passa pela zona sul de Puerto Madero.

Como sempre, o FOX Sports 2 transmitirá ao vivo o treino (12h) e a corrida (16h30). Acompanharemos tudo por aqui e no meu twitter (Sim, eu voltei): @sazon0895.


Até mais!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

REAPRESENTAÇÃO


O dia chuvoso em Porto Alegre celebra o retorno de minhas atividades aqui no blog para essa temporada. Voltei no sábado, vi Jon Jones vencer mais uma e depois se internar por uso de cocaína num exame anti-doping de Dezembro. Vi um reveillon nubloso e lotado de gente na praia de Torres, agradável, porém com a capacidade acima do que a cidade suporta.

Enfim, nesse post vou começar os trabalhos de 2015 e algumas movimentações no mundo da F1 nesse início de janeiro. Vamos lá:

* A POLÊMICA DA UNIDADE MOTRIZ:

Foto: Honda
Por um amadorismo incrível da FIA, Ferrari e Renault conseguiram uma brecha no regulamento e irão desenvolver suas unidades motrizes durante o ano inteiro, sem restrições.
Com o auxílio da publicação do Lívio Oricchio no GE: "Originalmente, Mercedes, Ferrari e Renault poderiam modificar, do fim de 2014 para o início deste ano, 32 áreas, ou tokens, das suas unidades motrizes, correspondente a 48% do total de 66 tokens, estabelecidos pela FIA. Na sequência, deveriam também homologar as unidades revistas até a mesma data estabelecida para a Honda, 28 de fevereiro, e não mexer nelas até o fim do ano."

Entretanto, no texto da FIA não estava especificada a data (28 de fevereiro) e com isso Ferrari e Renault conseguiram estender o prazo e poderão desenvolver a unidade motriz do motor durante a temporada inteira, buscando diminuir a distância existente entre as duas e a Mercedes. Obviamente, Charles Whiting teve que homologar a mesma coisa para os Alemães. Aí é que entra a polêmica: A Honda, que retorna esse ano como construtora, não foi beneficiada com a brecha do regulamento e só poderá fazer os ajustes até a data acertada. A justificativa é que os japoneses tiveram 1 ano para mexer no equipamento (igual as outras 3 fornecedoras fizeram em 2013) e que teria, por questão de justiça, que ficar 1 ano sem mexer (Tomando como exemplo 2014). Evidente que McLaren, Honda, Ron Dennis, Boullier, Alonso e Button vão protestar e pressionar Whiting.

O que fica é a bagunça proporcionada pelos dirigentes da FIA e a clara mensagem para a Honda e as demais possíveis interessadas em ingressar na F1 é que: "Quem entrar, vai ficar 1 ano sem mexer, ficar muito para trás e suas equipes ficarão muito longe das vitórias". Veremos os próximos desdobramentos.

* REESTRUTURAÇÃO DA WILLIAMS:

A Williams fez algumas alterações internas no corpo técnico da equipe para a próxima temporada:
- Robert Murdoch, engenheiro de Massa, agora será engenheiro-chefe de desempenho. O Brasileiro agora trabalhará com Dave Robson, engenheiro de Button em 2009, quando este sagrou-se campeão.

Teoricamente, a Williams passa a apostar ainda mais na juventude e regularidade de Valtteri Bottas, sem desvalorizar a experiência no acerto dos carros, o companheirismo e o conhecimento de Felipe Massa. É justificável, já que o finlandês foi melhor que o Brasileiro, que tem dificuldades no início da temporada e cresce no final.

* OUTRAS NOTÍCIAS:
- A McLaren apresentára a MP4/30 no dia 30 de janeiro. Como todo ano, sempre dizem que o carro vai ser laranja ou, com o retorno da Honda, a pintura em vermelho e branco, dos tempos áureos da parceria entre nipônicos e britânicos.
- A Red Bull se antecipou a FIA e disse que só haverá 2 testes coletivos no meio da temporada. No ano passado, foram 4. Os testes serão na Espanha, em Maio, e na Áustria, em julho.
- GP2: A Dams, atual campeã, anunciou a dupla de pilotos: Alex Lynn, campeão da GP3 ano passado, e o Francês Pierre Gasly, que começou em 2014 na World Series e terminou na GP2. Ambos pertencem a Red Bull.
- O Governo Belga concordou e autorizou os organizadores da corrida a renovarem o vínculo do mítico GP em Spa Francochamps com a FIA. Conforme disse o ministro da economia, Jean-Claude Marcourt, nenhuma obra será necessária. O contrato será ampliado até 2018.


Por enquanto é isso. Amanhã, mais informações do ePrix de Buenos Aires, no sábado. Até!