terça-feira, 27 de abril de 2021

DO LADO OPOSTO

 

Foto: Reprodução/ Motorsport.com

Mesmo sem estar competitiva lá na frente, o fato é que a F1 teve corridas muito boas e uma ótima temporada em 2020, muito em virtude da utilização de palcos diferentes em virtude da pandemia do coronavírus.

Os circuitos mais antigos, os “clássicos”, desconhecidos pela maioria dos pilotos e sem as grandes áreas de escape dos tilkódromos propiciaram emoção, drama e disputas. A presença de Portimão, Mugello, Ímola, Turquia, entre outros, foi a grande notícia de um ano muito complicado na categoria. O desejo seria que esses circuitos ganhassem espaço em um calendário normalizado.

2021 chegou e, embora houvesse a tentativa de normalizar tudo, mudanças são necessárias porque o covid não deu trégua. Austrália foi adiada, Vietnã cancelado, Canadá deve ser cancelado, São Paulo é um grande ponto de interrogação. Tudo isso permitiu que Ímola, Portimão e agora até a Turquia possam voltar de novo. Em Ímola, tivemos uma grande corrida, muito em virtude dos erros cometidos na pista serem fatais, sem chance de volta e fazendo os pilotos andarem no limite.

Ao mesmo tempo, horas antes da prova, a F1 finalmente confirmou que o GP de Miami acontece já no ano que vem. Assim como a Arábia Saudita, essa vai ser uma prova de rua. Com tantos circuitos americanos, por que diabos correr em um local sem história no automobilismo, somente pelos interesses comerciais? Isso se aplica a Miami e Jeddah, é claro.

A F1 vê diante dos olhos que o caminho é um, mas prefere seguir o outro: mais dinheiro e glamour? Com certeza. Corridas medonhas? Provavelmente. Artificialidade igual as corridas classificatórias e mostrando a incompetência da categoria em dar emoção genuína para o público ao invés de medidas vazias? Com certeza.

Assim, a F1 caminha para o lado oposto de sua história de sucesso e engajamento com os fãs. É uma pena, mas não é algo que nos surpreenda, francamente.

Até!


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