quarta-feira, 25 de maio de 2022

O RETORNO DO BICHO PAPÃO?

 

Foto: Getty Images

Depois do segundo pódio de Russell e um ritmo alucinante de Hamilton muito elogiado, o clima de otimismo se instaurou na equipe alemã. Os atuais octacampeões de construtores conseguiram resolver boa parte dos problemas que estavam apresentando até então. Claro, ainda não é o suficiente para alcançar Red Bull e Ferrari, mas o caminho está feito. 

Hamilton foi mais eufórico e Russell mais comedido. No entanto, nesta semana, o inglês falou tranquilamente que, em "três ou quatro corridas", a Mercedes vai começar a brigar por vitórias. É uma estimativa interessante.

Fiquei pensando: será que dá tempo de brigar pelo título? Em seis etapas, a vantagem parece praticamente irreversível nos construtores e nos pilotos para Hamilton. Ainda precisamos considerar que esse número vai aumentar nas próximas três ou quatro corridas antes de onde Russell diz que os alemães estarão prontos para brigar pela vitória, se tudo der certo.

Para Russell, a perspectiva não é tão sonhadora assim. Piloto mais regular do ano e distante de Verstappen e Leclerc, o inglês está "apenas" 36 pontos atrás do holandês. É claro que o número vai aumentar nas próximas "três ou quatro corridas" antes da previsão da Mercedes, mas tanto o holandês quanto o monegasco estão enfrentando problemas de confiabilidade, enquanto os alemães não. Não seria improvável, quem sabe, com um alinhamento das estrelas, que uma quebra de um dos dois permitisse a aproximação de George.

Ainda pensando no melhor dos mundos para a Mercedes, os alemães teriam a metade final da temporada para brigar supostamente em igualdade de condições com os taurinos e os italianos. É claro que os rivais também podem evoluir nas atualizações do carro, mas tudo depende da circunstância, da confiabilidade, da chuva, do erro humano...

Mesmo assim, as possibilidades realísticas são bem pequenas. No entanto, com uma temporada de 22 corridas, é possível pensar em uma larga evolução a ponto de virar tudo. É difícil? É. É quase impossível? Também.

Mas estamos falando de quem venceu sete dos últimos oito campeonatos de pilotos (e perdeu em circunstâncias que vocês sabem como) e tem oito títulos de construtores. Red Bull e Ferrari estão atentos, certamente. Não sei vocês, mas eu teria cuidado com o bicho papão.

Até!

segunda-feira, 23 de maio de 2022

ENCURRALADO

 

Foto: Autosport

É estranho criticar alguém que venceu uma corrida na última temporada. É estranho criticar alguém que venceu uma corrida em dobradinha por uma equipe que não vencia na F1 há nove anos e não fazia dobradinha há mais de dez. É estranho, mas é perfeitamente possível.

A estatística fria está ali e não deixa mentir. No entanto, ela não é absoluta. Daniel Ricciardo se encaixa nessa situação. Venceu em Monza numa dobradinha mas em boa parte do ano foi dominado por Lando Norris. A esperança é que o novo regulamento e a melhor ambientação na equipe permitisse um salto no desempenho. 

Não é o que vimos. O australiano segue devendo. 39 a 11 para Norris. A McLaren hoje não tem carro para pódios ou algo do tipo, mas ainda assim Lando conseguiu um terceiro lugar em Ímola. O jovem britânico consegue extrair mais do carro custando muito menos que Ricciardo, que um dia foi considerado um dos futuros protagonistas da categoria.

Antes, o australiano tinha opções. Quando percebeu que Max Verstappen seria o centro do projeto da Red Bull, saiu para buscar o próprio protagonismo. Apostou na Renault. Não deu certo. A McLaren parecia mais promissora. Em dois anos até aqui, uma vitória importante, é claro, mas parece ser uma exceção na regra de Ric até aqui.

Ricciardo é jovem, o ponto não é esse. A questão é: ele custa muito caro para apanhar tanto assim de Norris. Lembrem-se: a McLaren também vive uma espécie de recuperação financeira depois do fiasco com a Honda. Se Ricciardo continuar não entregando resultados condizentes ao faturamento, pode ser que a passagem pelo time de Woking termine no final desse ano.

E aí, o que sobraria para Ricciardo? Quem toparia pagar o que ele recebe? Qual equipe assinaria com ele? A não ser que a percepção do mercado seja diferente. Ricciardo sempre foi visto como alguém com potencial para disputar títulos. "Tirou" Vettel da Red Bull, mas depois perdeu para Kvyat. Superou Max, mas depois foi preterido. Agora, perde para Norris, o que não é nenhum demérito. O problema é como.

O tempo passou para Ricciardo. Se a situação na McLaren não melhorar, o australiano vai estar encurralado. O que vai sobrar para ele na categoria? Talvez assumir a posição de que não vai brigar por títulos. Daqui a pouco, ser alguém que a equipe confie para pontuar e fazer pódio pode ser um caminho mais curto para andar na frente, mas isso seria abdicar do objetivo esportivo. Hoje, Ricciardo tem condições de aspirar algo além do que está fazendo na McLaren? Pois até ali, Norris sempre foi o rosto do futuro desenhado por Zak Brown.

Ricciardo está ficando com as costas na parede. Encurralado.

Até!

domingo, 22 de maio de 2022

REVIRAVOLTA

 

Foto: Manu Fernández/AP

Além da virada do Manchester City que garantiu mais uma Premier League para o time inglês, o final de semana teve um final de semana repleto de alternativas interessantes no GP da Espanha, apesar do final ter sido repetitivo.

Aparentemente, a Ferrari tinha outro ritmo de corrida e menos desgaste de pneus. Charles Leclerc disparava na liderança até que foi traído pelo primeiro problema de confiabilidade da Ferrari no ano: a perda da potência no motor. É difícil imaginar o final, mas a corrida parecia promissora para o monegasco. Graças a isso, a vantagem no Mundial já era e a Ferrari vai precisar remar tudo outra vez para se manter mais competitiva que a Red Bull.

Max teve altos e baixos. Com problemas na asa traseira desde a classificação, saiu da pista sozinho e ficou preso em Russell, tendo que usar os boxes para fazer a ultrapassagem. Além disso, contou com a ajuda do jogo de equipe para superar Pérez, que diante das reviravoltas da corrida parecia que seria o favorito a vencer, mas isso mudou assim que Max se livrou de Russell.

No fim das contas, Max consegue recuperar terreno em uma vitória que lhe deixa na liderança do Mundial pela primeira vez no ano, assim como a Red Bull assumiu a ponta no Mundial de Construtores. A Red Bull tem dois pilotos esse ano. Pérez faz o papel dele de forma perfeita nesse ano. Evoluiu muito. Quando veio para equipe, sabia exatamente onde seria exigido. Claro que é frustrante, mas o mexicano pleitear uma vitória mostra que está sendo muito útil para o time. Tudo feito de forma transparente.

A corrida de hoje pode ter sido um ensaio para a Mercedes voltar a brigar pelo pódio. Ele veio hoje outra vez com George Russell, aproveitando mais um erro de Carlos Sainz. Ele segurou as Red Bull o quanto foi possível, mostrando que o ritmo, os pneus e o carro estão melhores e quicando menos. Hamilton, em 2022, está com azar. Foi tocado por Magnussen na largada e fez uma corrida de recuperação fulminante. "Se" estivesse em condições normais, poderia até ter feito pódio. 

No entanto, a corrida de hoje mostra que a Mercedes tem um caminho otimista a seguir. Quem sabe, mais adiante, possa ser uma terceira força no campeonato para tirar pontos de Max e Leclerc? Ah: que pilotaço é George Russell!

A Ferrari só tem um piloto. Carlos Sainz segue errático e muito aquém na disputa. Rodou sozinho e comprometeu a corrida, além de já ter feito uma largada ruim. Só ficou em quarto porque Hamilton teve que economizar combustível no final da corrida. Com contrato de dois anos, o espanhol tem um futuro tranquilo, mas essa péssima impressão no início de ano custou o topo da hierarquia do time. Na Ferrari, a pressão só vai aumentar, então é preciso acabar com essa maré de azar e os erros que anda cometendo.

Bottas foi o melhor do resto, elevando o nível da Alfa Romeo. Ocon regular, Alonso fez uma boa corrida de recuperação, assim como Norris, e Tsunoda superou Gasly nos pontos. O japonês está evoluindo. Ricciardo segue devendo e talvez não tenha mais o que acrescentar na McLaren. Sistematicamente superado por Norris. Mesmo com a atualização, a Aston Martin segue penando e saiu zerada. Mick Schumacher não teve um bom ritmo de corrida e sucumbiu. Também continua zerado no ano.

Em uma corrida cheia de reviravoltas e possibilidades interessantes, o final foi repetitivo. Com o melhor carro até aqui, a Red Bull chega a liderança dos Pilotos e Construtores com potencial de crescimento. A Ferrari precisa reagir e a Mercedes parece apontar na direção certa. O campeonato é longo, apesar de agora termos "só" 22 corridas, pois não vai ter substituto para o GP da Rússia.

Confira a classificação final do GP da Espanha:


Até!

sexta-feira, 20 de maio de 2022

O MESMO SCRIPT?

 

Foto: Lars Baron/Getty Images

F1 na Espanha não costuma ser palco de grandes mistérios e interrogações. Na verdade, os treinos livres de hoje basicamente reforçaram essa impressão.

Novamente a Ferrari está mais rápida nas voltas lançadas e Charles Leclerc liderou os dois treinos. A Red Bull tem dificuldades em aquecer os pneus, mas compensa com o ritmo de corrida.

O que vimos de diferente hoje, supostamente, foi a Mercedes mais próxima dos taurinos e dos italianos. Tanto a Ferrari quanto os alemães trouxeram atualizações contundentes para a Espanha. Russell e Hamilton ficaram mais próximos. O heptacampeão estava visivelmente mais otimista nas entrevistas pós-treino. Russell estava mais cauteloso, mas a verdade é que a Mercedes pode finalmente começar a sonhar em incomodar na disputa entre Max Verstappen e Charles Leclerc.

O meio do pelotão parece a mesma coisa. Uma polêmica do dia foi sobre as atualizações da Aston Martin serem muito semelhantes esteticamente a Red Bull. Quem sabe o time de Vettel finalmente não dê o salto tão esperado desde que virou uma equipe de fábrica?

Tivemos outra novidade: agora é obrigatório os novatos participarem de ao menos dois treinos livres no ano. A Red Bull colocou Juri Vips, o que pode signfiicar que o estoniano está ne frente na hierarquia interna da academia. Nyck De Vries, campeão da F2 e da Fórmula E, ocupou o assento da Williams. Ele também é um dos especulados para substituir Nicholas Latifi, talvez ainda nesse ano. A Alfa Romeo colocou o experiente Robert Kubica, que traz um dos principais patrocínios da equipe.

A princípio, o script pode parecer o mesmo: Ferrari mais rápida, Red Bull mais forte. No entanto, a Mercedes pode ter cara de finalmente, aos poucos, voltar a ganhar protagonismo. Veremos.

Confira os tempos dos treinos livres do GP da Espanha:



Até!

quinta-feira, 19 de maio de 2022

GP DA ESPANHA: Programação

 O Grande Prêmio da Espanha entrou definitivamente no calendário da Fórmula 1 em 1968. Desde então, já foi disputada em 4 pistas: Jarama, Montjuic, Jerez e Montmeló (desde 1991).

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:

Melhor volta em corrida: Max Verstappen - 1:18.149 (Red Bull, 2021)

Pole Position: Valtteri Bottas - 1:15.406 (Mercedes, 2019)

Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)

Maior vencedor: Michael Schumacher (1995, 1996, 2001, 2002, 2003 e 2004) e Lewis Hamilton (2014, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021) - 6x


CLASSIFICAÇÃO:

1 - Charles Leclerc (Ferrari) - 104 pontos

2 - Max Verstappen (Red Bull) - 85 pontos

3 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 66 pontos

4 - George Russell (Mercedes) - 59 pontos

5 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 53 pontos

6 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 36 pontos

7 - Lando Norris (McLaren) - 35 pontos

8 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 30 pontos

9 - Esteban Ocon (Alpine) - 24 pontos

10- Kevin Magnussen (Haas) - 15 pontos

11- Daniel Ricciardo (McLaren) - 11 pontos

12- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 10 pontos

13- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 6 pontos

14- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 4 pontos

15- Alexander Albon (Williams) - 3 pontos

16- Fernando Alonso (Alpine) - 2 pontos

17- Lance Stroll (Aston Martin) - 2 pontos

18- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 1 ponto


CONSTRUTORES:

1 - Ferrari - 157 pontos

2 - Red Bull RBPT - 151 pontos

3 - Mercedes - 95 pontos

4 - McLaren Mercedes - 46 pontos

5 - Alfa Romeo Ferrari - 31 pontos

6 - Alpine Renault - 26 pontos

7 - Alpha Tauri RBPT - 16 pontos

8 - Haas Ferrari - 15 pontos

9 - Aston Martin Mercedes - 6 pontos

10- Williams Mercedes - 3 pontos


EM DÚVIDA

Foto: Divulgação/BBC

Além da questão esportiva, Sebastian Vettel também tem outros pensamentos que podem influenciar no término da carreira como piloto.

Cada vez mais engajado na questão ambiental e na sustentabilidade do planeta, o tetracampeão sabe que seu trabalho causa um impacto negativo nas novas crenças e lutas que anda desenvolvendo. Portanto, um posicionamento dúbio, e ele mesmo sabe disso.

Em entrevista para o programa "Question Time", da BBC, Seb falou sobre a questão climática e ser piloto ao mesmo tempo, afirmando que está cada vez mais em dúvida sobre permanecer na F1 enquanto lida com esse novo ativismo na vida.

"Sim e são perguntas que eu mesmo me faço todos os dias. Não sou um santo. Estou muito preocupado com o futuro, então esses tópicos relacionados a energia, dependência energética e para onde vamos.

Há algumas coisas que estão sob meu controle e outras que certamente não estão. Guiar carros de corrida é minha paixão, eu amo, e cada vez que entro num carro eu amo. Quando saio do carro, claro, também penso se é algo que devo fazer ajudando a desperdiçar recursos", disse.

No entanto, Vettel também frisou que pode fazer apenas o que está ao alcance e que a F1 é vista por muitos como um passatempo, uma diversão. Sem isso, as pessoas "enlouqueceriam" sem ter como passar o tempo livre.

"Tem muita coisa que pergunto a mim mesmo e muitas coisas que eu faço porque acredito que posso melhorar. Preciso pegar um avião todas as vezes? Não, então pego o carro. Algumas coisas estão sob o meu controle”, finalizou.

É interessante pensar nessas questões contraditórias. Talvez Vettel não precise ser tão radical. Só pelo fato de ter consciência das situações já é algo louvável. O pensamento crítico e a consciência não podem virar martírio e autopunição. Vettel está trabalhando e sustentando a família. Ter esse conhecimento e lucidez é o que importa.

ALPINE DEFINE DUPLA A PARTIR DE JULHO

Foto: Motorsport

Esteban Ocon, que no ano passado renovou até 2024, está garantido. A questão é saber quem ocupa o outro assento. Alonso se diz motivado e capaz de continuar na categoria, mesmo com 40 anos. O início de temporada é bem ruim: apenas dois pontos, azares e erros. Ocon tem 24.

A outra alternativa é Oscar Piastri, campeão da F2 que não teve assento nessa temporada. Apesar de ter virado reserva da McLaren e rumores apontarem uma possível vaga na Williams substituindo Nicholas Latifi ainda esse ano, não há nada definido.

O chefão Otmar Szafnauer declarou que a equipe francesa vai começar a pensar no assunto a partir do GP da Inglaterra, em julho. Ele não esconde que acha interessante que Piastri consiga quilometragem o mais rápido possível:

“No passado, quando a McLaren veio até nós e perguntou ‘Ei, podemos usá-lo como piloto reserva?’, dissemos sim. A razão para isso é que quanto mais tempo no carro ele tiver em vez de ficar parado, melhor. Então, teríamos essa estratégia em mente. Mas quanto ao que está acontecendo na Williams, não sei”, disse.

O ideal era os dois estarem na F1. Alonso na Alpine e Piastri em alguma outra equipe. Como falo há tempos, o clubinho da F1 faz vítimas, a da vez é o australiano. Se mais um time entrasse na categoria, não haveria esse drama e o jovem estaria se desenvolvendo, igual Alonso fez quando estreou na categoria pela Minardi. Piastri precisa estar no grid. Alonso também. Que se virem para encontrar uma solução.

TRANSMISSÃO:
20/05 - Treino Livre 1: 9h (Band Sports)
20/05 - Treino Livre 2: 12h (Band Sports)
21/05 - Treino Livre 3: 8h (Band Sports)
21/05 - Classificação: 11h (Band e Band Sports)
22/05 - Corrida: 10h (Band)


terça-feira, 17 de maio de 2022

PASTOR, ÁLCOOL E DIA DAS MÃES

 

Foto: Getty Images

Há dez anos, estava terminando o colégio. Quer dizer, eu achava que jamais sairia daquilo que pra mim já tinha virado um inferno. As notas baixaram e por mais que tentasse estudar, não via sentido na maioria das coisas. Pensava ser apenas um número para supostamente passar no vestibular, decorando um monte de coisas que provavelmente jamais usaria (ou usei) na vida.

Pois então, antes de ser um antissocial mal sucedido, minha vida se resumia ao videogame e computador nos finais de semana. 17 anos, cara! Pra quê sair de casa? Chegou o fim de semana de dia das mães e o aniversário de um grande amigo. Meus pais foram para a praia passar o dia das mães com meus avós. Estava, portanto, sozinho em casa.

Fui para o tal aniversário. Era um sábado à noite. Começava a ficar frio. Cheio de espinhas e pus na cara. Conheci os amigos do meu amigo. Um verdadeiro bando. Fomos para o mercado organizar o que hoje seria o “esquenta”. Um bando de gente de 17 anos e alguns maiores de idade comprando cerveja, vinho e tudo que fosse necessário para o quentão da madrugada. Depois de algum momento tenso, fomos liberados. Voltamos para o salão de festas do condomínio.

Basicamente, foi a primeira vez que bebi na vida. Aparentemente, quase todo mundo ali já tinha experiência no negócio, apesar da mesma idade. Era um novo mundo. Como me comportar? Bom, em algum momento, saímos andando de madrugada jogando bombinha pela rua, num frio desgraçado. A ideia era tentar ver o nascer do sol no topo de um morro, mas estava muito frio. Voltamos para o condomínio. Não sei como, mas conseguimos fazer o quentão. Tava puro açúcar, mas era ótimo! Estávamos bêbados e adultos! Um novo mundo!

Na hora do parabéns, uma batalha animalesca para pegar o bolo com a mão. Uns vidros quebraram porque começaram a brincar e algo fugiu do controle. Eu e uns caras escondemos as últimas latinhas de cerveja que sobraram numa outra geladeira, afastada do salão de festas. Era o esconderijo.

Mais para lá do que pra cá, fui pegar a última lata. Ou tentar. Achei que tinham trancado os portões. Comecei a subir. Quando estava começando a descer, alguém abre o portão.

- O Sá, o quê tu tá fazendo aí?

- Achei que o portão estava trancado!

Desci, sabe se lá como, peguei a lata que faltava e depois só lembro que a combinação era dormir do lado de fora do salão, em baixo dos brinquedos da área de lazer pra não pegar chuva ou algo do tipo. No fim, estava muito frio. Subimos até o apartamento do meu amigo e nos esparramamos pela sala. Tem a foto desse momento.

Já de manhã, destruídos, peguei carona com meu amigo e voltei para casa. Era dia das mães. Grande Prêmio da Espanha. Estava tão desligado que perdi a corrida. Na época, já começava a gravar na NET quando não conseguia assistir. Tentei me desligar do mundo por algumas horas para assistir mais uma etapa em Montmeló. Lembrei que Hamilton não seria o pole por alguma punição. Maldonado estava na frente. “Não deve ter durado muito tempo. Vai ser igual o Hulk no Brasil”, pensei.

Não lembro os motivos, mas não consegui terminar a corrida no domingo. Como não terminei, simplesmente não entrei na internet ou assisti TV até finalmente acabar a prova. Não faltava muito. Nem tinha celular na época, então não me importava muito de ficar desconectado. Bastava jogar alguma coisa e não ligar a TV que estava ótimo.

Segunda. Aula. Um monte de exercícios ou algo do tipo. Cansaço. Assisti mais um pouco mas, de novo, faltaram algumas voltas. Mais um dia sem acesso a nada, pensando que era impossível o que estava vendo.

E aconteceu. Maldonado venceu de ponta a ponta e chocou a F1 naquele domingo (ou terça, para mim). Foi a última vitória da Williams e assisti uma corrida fragmentada. Não foi a primeira e nem a última vez.

De lá para cá, a Williams teve uma decadência, ressurgiu, decaiu, Frank morreu e o nome é apenas um nome. A última das garagistas se foi. Uma das grandes zebras da história da F1 porque não foi uma corrida atípica, na sorte. Desde os treinos até uma vitória de ponta a ponta, Maldonado fez sua história na categoria. Piloto de muitos acidentes e apoiado pelo governo venezuelano, Pastor foi o último sul-americano a triunfar na F1.

Uma semana depois de beber pela primeira vez, comecei a tomar Roacutan contra as espinhas. Foram meses longos, mas deu tudo certo. Minha cara ficou limpa e só voltei a beber na faculdade.

Como é época de Kendrick Lamar, essa foi minha “Swimming Pools” e “The Art Of Peer Pressure”. Afinal de contas, era 2012, e o “Good Kid Maad City” foi lançado meses depois dessa história. Uma década depois, chegamos a mais uma corrida em Barcelona, estou perto dos trinta, não bebi mais quentão e nem subi em portões, Hamilton é hepta, Alonso venceu pela última vez na Espanha em 2013 e Kendrick é uma estrela global.

Uma noite de sorte com os amigos até o grande passo.

Até!


segunda-feira, 9 de maio de 2022

ELE É O FUTURO

 

Foto: USA Today

Campeão da F2, três temporadas consistentes e tirando mais do que o carro poderia oferecer, um pódio em Spa e, aos 24 anos, George Russell finalmente chegou onde deveria: o carro da Mercedes.

Se no mundo precoce da velocidade hoje em dia isso pode ser considerado “tarde” ou “velho”, a verdade é que o caminho de Russell sempre foi muito bem pavimentado e, ao contrário dos contemporâneos, menos badalado. Leclerc, Max Verstappen e até Lando Norris sempre tiveram mais cartaz desde a base. Russell e Norris correram a F2 juntos e George sobrou, enquanto Lando foi apenas o terceiro. Entre eles, Alexander Albon. Os três subiram para a F1.

Russell sempre foi um piloto consistente, mas sem resistência interna. Kubica com limitações físicas e Latifi nunca foram desafios à altura. A culpa não foi dele. Fez o que era possível. Mesmo assim, a impressão é que faltava um algo a mais ou sorte no momento de brilhar. Mesmo dominando o polonês, foi Kubica quem terminou a temporada nos pontos. Quando George finalmente derrubou essa barreira, engrenou de vez, sem a pressão.

Esse azar veio até na corrida onde substituiu Hamilton, em 2020. Andou mais que Bottas e tinha tudo para vencer pela primeira vez, na estreia pela equipe. As particularidades de uma corrida evitaram isso. Desde então, Russell mostrou que estava pronto para subir de nível, a questão era quando. E a hora finalmente chegou.

Se o inglês conviveu com azares durante os anos de Williams, esse início na Mercedes é uma sensação agridoce. Podemos considerar azar porque, justo na vez dele, a equipe não conseguiu fazer um carro dominante ou capaz de brigar por vitórias até aqui. No entanto, Russell tem tido sorte e competência na leitura das corridas e está superando um heptacampeão nos pontos, o que ninguém poderia imaginar num primeiro momento.

Nada é fruto do acaso ou puramente sorte. Talvez Russell perca a batalha interna até o final do ano. Seria normal. Afinal, é só Lewis Hamilton que está do outro lado. No entanto, o que podemos observar nas corridas e classificações é que o inglês de 24 anos está pronto. Se ou quando a Mercedes lhe der um carro veloz, George tem tudo para ser um adversário poderoso e se juntar a lista de discussões da próxima geração, até aqui encabeçada por Max Verstappen e Charles Leclerc.

Ele está pronto.

Até!