quarta-feira, 20 de setembro de 2023

ENTRE ASAS E ASSOALHOS

 

Foto: Red Bull Content Pool

Como uma equipe que vence quinze corridas consecutivas não consegue ir para o Q3 com os dois carros em Singapura?

Bom, não foi nada climático ou algum erro dos pilotos, simplesmente faltou velocidade. O interessante é que isso acontece na primeira corrida após a normativa da FIA sobre as asas e assoalhos dos carros.

Trecho retirado de reportagem do site Grande Prêmio:

“Às vésperas da etapa de Marina Bay, a entidade máxima do esporte solicitou às equipes os projetos das asas dianteiras e traseiras para verificar se todos os modelos estão de acordo com o regulamento e barrou recursos que possam movimentar ou rotacionar em relação à estrutura de fixação.”

Ou seja: sem flexibilidade de asas. Pode ter sido uma coincidência apenas? Pode.

Mas é no mínimo curioso que isso aconteça imediatamente após Max Verstappen quebrar o recorde de vitórias consecutivas, assim como a Red Bull.

No ritmo de corrida, não teve tanto prejuízo. A equipe foi vítima do azar com a chegada do Safety Car. Com a estratégia dos pneus duros, não havia possibilidade de brigar com as outras três equipes, que estavam muito superiores.

Fica a pulga atrás da orelha para a semana que vem, no Japão. Acidente de percurso, azar, as características da pista não encaixaram com o carro?

Claro, é bom lembrar que a Red Bull teve desenvolvimento limitado no túnel de vento esse ano, consequência de ter burlado o teto orçamentário em 2021.

Como diria um ex-dirigente, abrindo a porta para as teorias conspiratórias de plantão, “que tá gozado, tá!”

Claro, ninguém espera que a Red Bull vença todas as corridas para sempre. A questão foi, em um fim de semana, ter virado a quarta força. Isso aconteceu com outras equipes no passado. A própria Mercedes, quando dominava, tinha na própria Singapura um ponto fraco.

A temporada, obviamente definida, ganha contornos interessantes para o seu final. A Red Bull vai voltar a dominância avassaladora? Está todo mundo pensando em 2024? Teremos alguém que vai rivalizar de forma mais nítida a ponto de termos na próxima temporada uma competição mais elevada na busca pelo título?

Perguntas e conspirações. Quem diria que uma normativa e seus efeitos dariam um tempero para o final insosso da temporada. Aguardemos.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.