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Começando, sem mais delongas, a
segunda e última parte do guia da F1 para essa temporada! Vamos lá:
McLAREN F1 TEAM
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Pilotos: Carlos Sainz Jr (#55) e Lando Norris (#4)
Chefe de equipe: Zak Brown
Títulos de pilotos: 12 (1974, 1976, 1984, 1985, 1986, 1988, 1989, 1990,
1991, 1998, 1999 e 2008)
Títulos de construtores: 8 (1974, 1984, 1985, 1988, 1989, 1990, 1991 e
1998)
Vitórias: 182
Pole Positions: 155
Voltas mais rápidas: 155
Em ampla reestruturação e sem
Fernando Alonso, o MCL35 mostrou-se melhor que o carro da temporada passada, se
bem que era impossível ser pior. No entanto, ainda não parece ser o suficiente
para ficar no mesmo pelotão de Renault, Alfa Romeo e Haas. Bom, agora com Sainz
e o jovem badalado Lando Norris, a McLaren tem a juventude mas não tem a
experiência para lidar com a pressão e a necessidade urgente de resultados. Por
outro lado, a distribuição das funções no carro (Peter Prodromou em conjunto
com Pat Fry e Andrea Stella) pode ser um bom indicativo de evolução para a
decorrer da temporada.
SPORT PESA RACING POINT F1 TEAM
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Pilotos: Sérgio Pérez (#11) e Lance Stroll (#18)
Chefe de equipe: Otmar Szafnauer
Com o mesmo nome desde o ano
passado, a nova “Force India” agora tem mais dinheiro, em virtude da venda para
Lawrence Stroll. Com mais recursos e uma equipe técnica comprovadamente
capacitada, é muito provável que os rosas cresçam bastante no ano, apesar dos
problemas de pré-temporada mostrar que Pérez vai ter algum trabalho nesta
primeira metade da temporada. Vai correr praticamente sozinho, buscando aquele
pódio maroto. O contrapeso é o filho na vaga, mas nem tudo é perfeito, era a
única alternativa de sobrevivência da equipe.
ALFA ROMEO RACING
Foto: Divulgação |
Pilotos: Kimi Raikkonen (#7) e Antonio Giovinazzi (#99)
Chefe de equipe: Frederic Vasseur
Títulos de pilotos: 2 (1950 e 1951)
Vitórias: 10
Pole Positions: 12
Voltas mais rápidas: 14
A ex-Sauber volta à F1 com esse
nome depois de 34 anos. Os primeiros campeões da história da categoria só tem a
grife de ser parceira da Ferrari. Depois de um 2018 muito bom com Charles
Leclerc, a ajuda financeira e técnica dos italianos pode fazer a Alfa Romeo
sonhar alto nesta temporada, dessa vez com uma dupla interessante: o experiente
Kimi Raikkonen e o jovem Giovinazzi, de passagem destacada na então GP2.
Chefiados por Frederic Vasseur, os suíços buscam andar com frequência no top 10
e por quê não encostar nos ponteiros. Os resultados da pré-temporada são
animadores. Com Raikkonen motivado, a Alfa Romeo pode ser a grande surpresa da
temporada.
SCUDERIA TORO ROSSO HONDA
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Pilotos: Daniil Kvyat (#26) e Alexander Albon (#23)
Chefe de equipe: Franz Tost
Vitórias: 1
Pole Positions: 1
Voltas mais rápidas: 1
Com o conjunto traseiro da Red
Bull, a equipe satélite dos taurinos sempre é uma incógnita. Sem conseguir
andar na frente com frequência e sendo uma verdadeira fábrica de incineração de
pilotos, dessa vez a equipe conta com mais um retorno de Kvyat e a estreia do
tailandês Alexander Albon, vice-campeão da F2 ano passado. Na pré-temporada, o
motor Honda se comportou bem: resistente e sem problemas. Agora, o desafio é
ser veloz e constante, além de outro problema da equipe: a falta de evolução do
carro com o decorrer da temporada. Com uma dupla quase inexperiente, a Toro
Rosso se vira em busca de resultados para o exigente Helmut Marko.
RoKIT WILLIAMS RACING
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Pilotos: George Russell (#63) e Robert Kubica (#88)
Chefe de equipe: Claire Williams
Títulos de pilotos: 7 (1980, 1982, 1987, 1992, 1993, 1996 e 1997)
Títulos de construtores: 9 (1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994,
1996 e 1997)
Vitórias: 114
Pole Positions: 128
Voltas mais rápidas: 133
Em crise, pior do que o ano
passado a Williams não pode ser. A dupla de pilotos é muito melhor e o carro
também é menos ruim. No entanto, as perspectivas da outrora gigante são
inexistentes. Sem liderança (Claire não existe e Paddy Lowe pediu afastamento)
e comando, a Williams é um barco prestes a afundar. Perdeu um dia e meio de
testes na pré-temporada por atraso na concepção do FW40 e está muito distante
das demais. Na verdade, o grande objetivo desse ano é ter quilometragem, chegar
no final das corridas e depois só Deus na causa. Talvez possa ser o ponto final
dessa grande equipe.
Enfim, esse é o grande resumão
dessa temporada que se inicia na quinta-feira, com os treinos livres para o GP
da Austrália! Até!
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